Quando falamos em investimento logo pensamos qual opção traz um retorno mais rápido. No entanto, além de rápido, devemos optar por segurança e para isso nada melhor do que o Tesouro Direto.
Além de ser seguro, esse é um investimento que permite que investidores possam estar entrando com valores relativamente baixos. Quer saber mais sobre como funciona esse investimento?
Preparamos um conteúdo especial, basta continuar a sua leitura!
Saiba o que é o Tesouro Direto
Em primeiro lugar, é importante destacar que o Tesouro Direto é o investimento mais seguro do Brasil. Além disso, ele nada mais é do que uma plataforma criada pelo Governo Federal para auxiliar o acesso de investidores aos títulos públicos federais.
Como funciona o investimento
Esse é um título considerado o mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo como já citamos.
Além disso, os investimentos podem ser feitos a partir do valor de R$30 sendo uma opção de investimento bem acessível para investidores iniciantes com pouco valor na carteira.
Quanto aos tipos de rentabilidade é interessante destacar que o Tesouro Direto oferece diversos tipos e diferentes vencimentos e fluxos de remuneração. Assim, você consegue escolher a melhor opção que atende às suas necessidades de investimento.
O tipo de renda é fixa no Tesouro Direto?
Claro, o Tesouro Direto se trata de um investimento de renda fixa, como, por exemplo, uma poupança. Assim, ao investir um valor você pode calcular até mesmo com antecedência quanto irá receber em um determinado período de aplicação.
Nessa modalidade o investimento funciona como um empréstimo feito ao governo. Assim, ao receber de volta o valor emprestado, você recebe ele e uma porcentagem como juros do tempo de aplicação.
Conheça os investimentos nos títulos do Tesouro Direto
Não há um título melhor que o outro, um, entrega um retorno mais rápido, o outro maior e assim por diante. Por isso, como cada investimento perfeito com um propósito de rentabilidade preparamos um breve resumo das opções de títulos do Tesouro Direto.
Tesouro Prefixado
Antes de investir, você tem conhecimento prévio da rentabilidade.
Tesouro Selic
Este tipo de investimento está vinculado à Taxa Selic, a taxa de juros básica da economia.
Tesouro IPCA
Sua rentabilidade está ligada à inflação, especificamente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Quanto rende um investimento no Tesouro Direto?
Como destacamos, existe uma variedade de títulos públicos disponíveis, cada um com taxas distintas. Além disso, lembre-se dos impostos e das mudanças diárias devido à marcação a mercado. No site do Tesouro Direto, você encontrará títulos pré e pós-fixados.
Por exemplo, os títulos prefixados com vencimento em 2026 oferecem 9,98% ao ano, enquanto os de 2029 rendem 10,61%. A Taxa Selic, por sua vez, está em 12,75% ao ano. No entanto, os títulos públicos estão sujeitos a variações conforme as expectativas do mercado.
Por isso, estude com antecedência antes mesmo de investir qual dessas aplicações de investimento melhor atende ao seu perfil de investidor. Por fim, para mais assuntos de dicas como esse acompanhe o nosso blog.