A governança corporativa é composta por direcionamentos e determinações cujo objetivo é promover uma gestão cada vez mais transparente. Ela é importante, pois contribui para que as ações da empresa sejam mais claras gerando assim maior credibilidade diante do mercado e dos colaboradores.
Além disso, uma empresa com boa governança corporativa alcança muito mais resultados e consequentemente têm maiores possibilidades de crescimento. Essa estratégia de gestão é construída com base em alguns pilares e princípios. Para ficar por dentro de quais são eles, continue a leitura desse artigo.
Governança corporativa: princípios e pilares
Por ser uma estratégia de gestão muito importante, a governança corporativa é realizada com base em alguns pilares fundamentais. São eles:
- Auditoria Independente;
- Conselho de Administração;
- Gestão;
- Conselho Fiscal;
- Propriedade;
- Conduta e conflito de interesses.
O objetivo de cada um é contribuir para que gestores e proprietários estejam alinhados dentro das mesmas perspectivas do negócio. Além disso, há redução considerável da burocracia e permite que estratégias mais assertivas sejam elaboradas visando o crescimento empresarial.
Por meio da governança corporativa é mais fácil aprimorar os processos, permitindo que eles sejam mais claros e imparciais. Como resultado a gestão do negócio será muito mais assertiva, transparente e promissora, possibilitando a ampliação das atividades comerciais.
A governança corporativa e seus princípios
Os princípios da governança corporativa são os norteadores de todas as ações dos pilares de uma instituição. Por isso, vamos conhecer cada um deles:
Equidade
Esse é o primeiro e mais importante princípio, visto que os agentes de uma empresa, não importa o nível hierárquico ou função que ocupam, a forma de tratamento deve ser igual para todos.
Prestação de contas
Não é apenas o setor financeiro que deve prestar contas da movimentação no âmbito empresarial, todos os departamentos devem fornecer informações sobre as ações e decisões tomadas.
Responsabilidade corporativa
Uma empresa que deseja se manter e se destacar no mercado atua com responsabilidade em todos os aspectos. Se envolver em causas sociais e agir de forma sustentável dentro e fora de empresa é uma questão que não pode jamais ser esquecida.
A responsabilidade social é tão importante como a lucratividade que mantém seu negócio em pleno funcionamento.
Transparência
A transparência é uma prioridade dentro da governança corporativa, pois é por meio dela que todas as ações da empresa são claras para a sociedade. Além disso, colaboradores, parceiros, acionistas, clientes, governos e quem mais se interessar terão liberdade para saber sobre os processos e decisões de uma empresa.
Conclusão
Uma empresa que se preocupa com o futuro de suas operações e quer se posicionar como uma marca referência de mercado, investe na governança corporativa. Os pilares e princípios que fazem parte dessa estratégia de gestão são fundamentais para que todas as ações sejam realizadas dentro do esperado.
Se a sua empresa precisa de ajuda para tomar as melhores decisões de gestão, entre em contato com a Rossi Contábil, aqui você encontra as orientações que precisa para tomar decisões assertivas. Oferecemos assessoria e consultoria contábil para elevar seu negócio a um novo patamar. Clique aqui para saber um pouco mais sobre governança corporativa.