Na gestão empresarial, saber diferenciar e compreender bem os tipos de passivos e ativos é indispensável. Pois é por meio dessa diferenciação que se pode acompanhar o desempenho da empresa e avaliar a situação econômica do negócio.
No presente artigo, você entende os principais tipos de passivos e ativos, assim como quais as suas características mais notáveis. Com esse conhecimento, é possível entender melhor como manejá-los, evitar crises e melhorar o desempenho da gestão.
Quais os tipos de passivos e ativos?
Ativos são todos os bens, créditos e direitos de uma empresa, enquanto os passivos são as dívidas e obrigações. Separar bem esses dois elementos comuns a toda empresa é uma forma de visualizar se as contas do negócio tendem a fechar no curto a médio prazo.
Quais os tipos de passivos?
Existem dois principais tipos de passivos:
- Passivos circulantes: São compromissos que devem ser pagos em até 12 meses, ou no curto prazo. Por exemplo, folha de pagamento, impostos, empréstimos de curto prazo e afins;
- Passivos não circulantes: Configuram financiamentos de longo prazo e demais custos que não precisam ser pagos dentro de um ano.
Quais os tipos de ativos?
Há três tipos de ativos, os quais são recursos que a empresa possui em conta, ou que pode controlar e tirar benefícios financeiros. As classificações de ativos são:
- Ativos circulantes: São bens e direitos monetários e/ou que pode-se converter em dinheiro em um curto prazo (até 12 meses);
- Ativos não circulantes: Consistem em bens e direitos que estão em posse da empresa e que não há como vender no curto prazo, isto é, imóveis, equipamentos, investimentos e veículos;
- Ativos intangíveis: São recursos não físicos, mas que trazem valor para a empresa. Por exemplo, marcas, patentes, direitos autorais e softwares.
Importância de compreender os tipos de passivos e ativos
Uma vez que diferenciem os tipos de passivos e ativos, gestores podem entender melhor como as finanças da empresa se comportam. Os principais benefícios de compreender os tipos de passivos e ativos são:
- Redução de riscos: Ao acompanhar os tipos de passivos e ativos e compreender bem o fluxo de caixa, a empresa evita o endividamento;
- Melhor planejamento de investimentos: Compreender os ativos permite que a empresa saiba bem suas possibilidades, o que auxilia na tomada de decisões;
- Gestão de liquidez: Liquidez é a capacidade de transformação de um bem em dinheiro. Compreender bem a liquidez dos ativos, assim como a necessidade de liquidez da empresa diante dos passivos, é ideal para a boa saúde financeira da empresa.
Precisa de ajuda para fazer a gestão financeira?
Compreender os tipos de ativos e passivos é essencial para manter o equilíbrio financeiro de uma empresa. Pois uma gestão eficiente desses elementos pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso no mundo dos negócios.
Entre em contato agora mesmo com a equipe Rossi e entenda melhor as soluções do escritório. Confira o blog e leia outros artigos como este.