A Proteção de Dados é uma prioridade das empresas atuais. Não somente os dados internos, aqueles que dizem respeito apenas à titularidade da marca, como também os dados das pessoas consumidoras que confiam seus cartões de crédito e dados pessoais à empresa.
Por isso, a Rossi vai compartilhar algumas das iniciativas que empresas devem ter a fim de garantir a proteção de dados e evitar vazamento de informações.
Proteção de dados em 2024
Dados são um dos principais recursos do dia atual. É com base neles que os algoritmos conseguem trabalhar, estudar traços de comportamento e indicar campanhas de marketing ideais para um dado tipo de pessoa consumidora. Dados também podem vir na figura de informações de pagamento, de senhas e dados de log in.
Proteger tais informações num mundo tão etéreo como a internet parece ser difícil, mas algumas iniciativas podem ser tomadas. Por exemplo:
Treinamento e conscientização de pessoal
O primeiro passo certamente é o treinamento e a conscientização das pessoas que trabalham na empresa. Desse modo, garante-se que elas estão em dia com as responsabilidades que dizem respeito à proteção de dados;
Aplicação de políticas de segurança de dados
Desenvolver e implementar políticas de segurança de dados é indispensável. Deve-se, nesse caso, pensar tanto nas ameaças externas de invasão, quanto nas internas. Diretrizes para proteção de dados e aplicação de políticas deve estar no topo das prioridades da marca;
Backups regulares
Realize backups regularmente para proteger dados internos valiosos, como históricos de desempenho, ideias de produtos e outros documentos importantes. Faça também revisões e armazene essas informações na nuvem para evitar a corrupção ou perda de dados;
Controle de acesso
Você pode limitar o acesso a dadas informações ou criptografá-las, permitir acesso às chaves apenas a algumas das pessoas colaboradoras.
Respeito a legislação
Hoje, o Estado já legisla a respeito da proteção de dados. A LGPD, mais conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, visa proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, assim como da livre formação de personalidade das pessoas e de cada indivíduo, sem a venda ou descuido com suas informações pessoais. A lei define uma série de mecanismos de proteção de dados, assim como as punições caso seja provado o descuido ou a negligência na criação de mecanismos de proteção.
Reconhecer a importância da proteção de dados é o primeiro passo. O segundo é entrar em contato com pessoas especializadas que conhecem mecanismos para desenvolver aplicar em sua empresa.
Converse com a Rossi e entenda mais sobre o assunto
A Contábil Rossi está sempre em busca de mecanismos para contribuir para o sucesso de seu negócio, aplicando as melhores estratégias disponíveis e alinhando-as às suas necessidades.
Conheça mais da contabilidade Rossi agora mesmo, converse com os especialistas da marca e saiba como eles podem te ajudar. Não hesite em conferir também o blog da marca.