Você já ouviu falar em plano de carreiras? Ele apresenta o caminho da evolução para todos os seus funcionários e colaboradores. Além disso, a partir dele os gestores conseguem identificar quem pode ocupar o cargo correto.
Portanto, esse é um instrumento de suma importância para organizar o seu negócio com posições estratégicas, e ainda mostrar de que forma é possível se destacar no mercado e apresentar as metas que cada funcionário ou colaborador deve alcançar.
No artigo de hoje, saiba como introduzir um plano de carreiras na sua empresa!
Plano de carreiras: o que é?
Uma empresa que deseja se destacar deve ter um plano de carreiras. Essa é uma ferramenta de grande importância que determina uma trajetória para o sucesso por meio de etapas para cada colaborador e funcionário do seu negócio.
Alguns anos atrás todas as empresas possuíam plano de carreiras milimetricamente definidos. Afinal, os profissionais duravam anos em uma mesma empresa prestando o seu servir
Atualmente temos uma maior rotatividade de profissionais nas empresas e com essa mudança os planos tornaram-se cada vez mais flexíveis. No entanto, eles continuam fazendo total diferença na governança corporativa.
As empresas visualizam essa ferramenta como um detector de talentos para encontrar os melhores colaboradores e aumentar o faturamento. Já os profissionais, como uma grande oportunidade de desenvolvimento e crescimento.
Para que serve o plano de carreiras?
De modo geral, o plano de carreiras serve para direcionar e guiar os passos dos colaboradores e profissionais da empresa. Em seu preparo temos um cuidado com a mobilidade de talentos para que eles possam ocupar novos cargos conforme se destaquem e atendam alguns requisitos fundamentais.Dentre os seus principais objetivos temos:
- Preencher cargos de grande importância para o crescimento do seu negócio;
- Trazer melhora para o clima organizacional
- Criar líderes com talentos nos negócios nos planos de sucessão;
- Aumentar a captação de novos talentos.
Por fim, vale destacar que cerca de 37% dos brasileiros ingressam em uma empresa para que futuramente possam subir de cargo. Esse é um dado real de uma pesquisa publicada na Uol da Fundação Instituto de Administração (FIA) de 2020.
Como implementar um plano de carreira na sua empresa?
Além da possibilidade de contar com profissionais altamente capacitados para criar o plano de carreiras, é possível criar o seu do zero. No entanto é de suma importância envolver os seus funcionários.
- Escute e conheça o seus colaboradores,
- Realize um mapeamento de cargos e competências,
- Forneça treinamentos,
- Determine as progressões de carreira,
- Estabeleça metas,
- Dê feedbacks constantes,
- Incentive a colaboração e participação de todos os funcionários e colaboradores.
Conclusão
Ao decorrer do conteúdo explicamos a importância do plano de carreiras para a sua empresa e como ele pode ser útil para o seu crescimento assim como uma consultoria de RH.
Por isso, abordamos as principais ideias que podem te ajudar a entender e implementar o seu no seu negócio.
Para ter acesso a mais dicas de negócios como essa, acesse o nosso blog. Por fim, se precisar de uma ajuda profissional, entre em contato conosco e tenha um plano de carreiras ideal para a sua empresa se destacar no mercado!