Agências de publicidade precisam estar em dia com suas obrigações fiscais, pagando todos os impostos necessários, assim como, prestando atenção em qualquer atualização tributária que exista. Planejamento tributário, quando associado à gestão de finanças pode se tornar algo denso. Desta feita, uma ajuda contábil pode ser necessária.
Caso você não possua, até o presente momento, nenhum tipo de assessoria, nós aqui da Contábil Rossi vamos te ajudar, te guiando um pouco e explicando melhor quais são as obrigações fiscais de uma agência de publicidade. Confira:
A Gestão Tributária de uma Agência de Publicidade
Muitos custos estão envolvidos na manutenção de uma agência de publicidade. Empreendimentos como estes, além de levar em consideração tais custos, precisam também estar de olho com o pagamento de impostos e a entrega de declarações e guias, tal qual emissão de notas fiscais e cumprimento com as obrigações tributárias hodiernas.
Ainda que o pagamento dos impostos, a decisão do regime tributário, assim como o cálculo e o pagamento dos valores que devem ser recolhidos sejam pontos a serem discutidos apenas diante de casos concretos, algumas obrigações fiscais se repetem na maior parte dos contextos:
- IRPJ: O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas, que é de 15% do valor apurado, com adicional de 10%, caso o lucro exceda R$ 20.000;
- PIS/COFINS: Duas siglas que falam a respeito de impostos federais, o Programa de Integração Social e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
- CSLL: Aqui, temos outra contribuição social – a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido;
- ISS: Por fim, temos o ISS, que é o Imposto Sobre Serviços, cobrado pelas prefeituras de nosso país e pelo Distrito Federal.
Outros impostos também estão em tela, mas eles dependerão diretamente do meio de contabilização dos impostos que fora escolhido, aquilo que é chamado de Regime Tributário.
Existe algum modelo a ser seguido?
Não necessariamente. Agências de publicidade podem ser fundadas sob os mais diversos modelos, assim como, crescer e tomar proporções que ensejam o adimplemento de algumas taxas e impostos específicos. Por isso, quando comentamos mais acima que a real estruturação de um plano tributário demanda estudo de casos concretos, estamos falando exatamente disso – cada empreendimento acaba por ser coberto de alguns diferenciais que oscilam a nível municipal, por vezes.
Desta feita, uma análise tributária é a melhor forma de entender completamente as obrigações fiscais de uma agência de publicidade, sendo impossível criarmos aqui um modelo fixo e invariável.
Investimento no adimplemento enquanto estratégia de sucesso
O recorte de marketing, por si só, já apresenta alguns traços de concorrência exacerbada. Com a globalização, esse cenário se torna ainda mais denso. Por isso, adimplir com as obrigações fiscais, assim como, estar de olho em todas as possibilidades de desconto estatal é uma verdadeira estratégia.
Estamos falando aqui tanto de economizar objetivamente, quanto esquivar-se de impostos e multas que podem ser evitados. Portanto, contar com uma empresa capaz de lhe assessorar nesses termos é um verdadeiro diferencial.
Tendo em vista esse fato, que tal nos chamar para uma conversa? Estamos esperando seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais!