O que toda empresa precisa antes de começar a importar

Com oportunidades em diversos países ao redor do mundo, empreendedores nacionais passam a contar com a chance de usar matéria-prima estrangeira, ou até mesmo produtos industrializados que possam ser associados aos de produção nacional.

Nesse frenesi de possibilidades, alguns cuidados devem ser tomados para que empresas que importam não passem por problemas evitáveis ou sofram prejuízos. No presente artigo, nós aqui da Rossi vamos comentar alguns pontos que podem ajudar você e sua empresa a melhor lidar com a importação e como começar esse processo da melhor forma.

Um mercado que está em plena movimentação

Durante a pandemia, vivemos um dos maiores picos de importação de Vinhos, fazendo com que 2020 tenha sido conhecido como o “ano do vinho” para especialistas mercadológicos brasileiros. Foi um aumento de 26,5% no volume de importação.

E esse aumento não se limita ao vinho, uma vez que, mesmo num momento em que o dólar teve uma grande alta, empresas dos mais diversos ramos têm importado peças de tecnologia, matéria prima e muitos outros itens de procedência exterior.

Diante dessa tendência, quais cuidados tomar antes de começar a importar?

Dicas para importar:

  1. Estude o Mercado geral: Procure entender mais a respeito do mercado e da absorção do produto que você deseja importar. Será que existe uma boa aceitação? É possível analisar essa aceitação em outros países semelhantes ao Brasil? Com um estudo, é possível dar passos mais certeiros;
  2. Tenha um plano estratégico: Dentre as dicas para importar, uma das mais essenciais é ter um plano estratégico. Não somente para importar em si, mas para veicular o produto no mercado brasileiro. Desde campanhas de marketing até mesmo uma ambientação do produto em nosso território;
  3. Analise os procedimentos burocráticos: A importação está associada a uma série de exigências legais. Analise todos os procedimentos burocráticos estabelecidos em lei e procure manter-se condizente com a legislação para não infringir em nenhum tipo de proibição ou restrição legal, tampouco pular etapas e acabar tendo prejuízos com retrabalhos e reenvios;
  4. Elabore um estudo de custos: Nunca entre em empreitadas de importação sem antes analisar de forma pormenorizada os custos desse processo. Essa dica pode te salvar alguns milhares de reais em taxas e outros pagamentos;
  5. Investigue oportunidades: Por fim, investigue todas as oportunidades possíveis. Você pode lidar com os mais diversos fornecedores do outro lado do oceano. Aproveite! Procure as melhores condições de pagamento e transporte.

Uma vez que tenha seguido essas 5 dicas que explicamos logo acima, temos total certeza que você poderá gozar de diversos benefícios em sua importação.

Importação com inteligência e estratégia

O processo de importação realmente pode ser bem burocrático, mas com a ajuda de profissionais ao seu lado, certamente poderá ver uma redução no fardo dos processos e trâmites jurídicos e documentais, sendo capaz de investir mais tempo na gestão estratégica da importação.

Empresas que importam podem se beneficiar imensamente dos serviços da Rossi. Quer saber como? Converse um pouco com nossos especialistas e entenda mais.