Diferenciar o que é ativo e passivo se mostra essencial na gestão financeira. Entenda como diferenciar tais elementos no artigo que segue

O que é ativo e passivo?

Sendo dois conceitos fundamentais da gestão de finanças, ativo e passivo diferenciam formas nas quais recursos financeiros se apresentam. No presente artigo Rossi você encontrará algumas informações a respeito de cada um desses recursos. Ou seja, você verá como identificá-los e qual a função deles dentro de uma empresa.

Portanto, vale pontuar que os ativos e passivos que uma empresa possui também exercem impacto na forma que a contabilidade é gerida. Qualquer dúvida que tenha a respeito desse aspecto, consulte especialistas Rossi e aclare as questões.

Entendendo melhor ativos e passivos

Identificar a diferença entre ativos e passivos parte de uma série de princípios básicos, como:

O que configura um ativo numa empresa?

Ativo é tudo aquilo controlado por uma empresa que tem valor econômico intrínseco, como o próprio dinheiro, propriedades, estoques, equipamentos e afins. Existem os ativos circulantes, estes que possuem maior liquidez e podem se tornar dinheiro em curto prazo. Contudo, aqueles não circulantes produzirão benefícios no longo prazo e têm baixa liquidez.

O que configura um passivo numa empresa?

Passivos configuram obrigações financeiras acumuladas por uma empresa. Por exemplo, as dívidas ou obrigações com terceiros, que podem ser desde empréstimos, contas a pagar como um todo, salários, impostos e mais. Passivos também podem ser circulantes, aqueles que dizem respeito a valores que devem ser pagos num curto prazo, e os não circulantes, que não possuem tanta urgência.

Desse modo, ativo e passivo se diferenciam de maneira clara, onde ativo é aquilo que a empresa possui e passivo aquilo que ela deve a terceiro.

E o que seria a renda passiva?

Uma confusão comum que pode ocorrer é quando o termo “renda passiva” entra no contexto, algo que jamais pode ser sobreposto à dicotomia ativo e passivo. Afinal de contas, renda passiva é uma forma de renda gerada por meio de pouco ou nenhum esforço direto da empresa. Por exemplo, o dinheiro provindo de aluguéis de maquinário, rentabilidade de investimentos financeiros na bolsa ou em criptomoedas.

Porém, é inquestionável que o dicionário do mundo das finanças e da contabilidade pode ser confuso, tanto quando se debate a teoria, quanto quando se analisam as responsabilidades perante o Fisco. Por isso, recomenda-se sempre contar com uma boa assessoria contábil para guiar sua empresa nesse tema.

Converse com a Rossi e saiba mais sobre ativo e passivo

A Rossi é uma assessoria contábil completa, capaz de aplicar ao seu negócio tudo o que há de mais atual com relação às ferramentas estratégicas de gestão financeira e contábil. Muito além de diferenciar ativo e passivo, a Rossi irá acompanhar seu negócio e a manutenção do mesmo nos mais ínfimos detalhes financeiros e contábeis.

Entenda mais sobre os serviços oferecidos pela equipe e garanta ter ao seu lado uma empresa que atua no mercado desde 1980, carregando consigo uma rica bagagem de experiências.

Não deixe de conferir também o blog da marca.