Startups são empresas dotadas de caráter inovador, capazes de alterar o sistema, ou mesmo aproveitar novas ondas que aparecem no cenário internacional, quer seja em se falando de finanças, como é o caso das criptomoedas, ou mesmo culturais, como algo mais relacionado ao capitalismo-artista.
De uma maneira ou de outra, as Startups necessitam crescer sem muitas amarras para que consigam, de fato, colocar seus produtos para circulação. Tal exigência não costumava conversar bem com o sistema tributário brasileiro, conhecidamente engessado. Mas esse cenário está mudando, graças ao Inova Simples, um regime especial para startups. Conheça mais.
Inova Simples – o novo regime para Startups
O Inova Simples é o regime especial criado pelo governo brasileiro que busca simplificar a relação celebrada entre o Estado e empresas de inovação. O objetivo aqui é estimular a criação, formalização, consolidação e desenvolvimento de empresas.
Dentre os principais benefícios para empresas inscritas no Inova Simples, temos a prioridade da marca perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, auxiliando as marcas a conseguirem acesso às patentes e registro de marca de maneira mais célere.
As empresas que optam pelo Inova Simples ainda contam com um rito simplificado de inscrição, obtendo um CNPJ de forma mais rápida e com maior facilidade de acesso a crédito perante instituições financeiras, comercialização de produtos e serviços em caráter experimental e assim por diante.
Outro ponto muito interessante é que o sistema permite que os empreendedores do Inova Simples usem a assinatura eletrônica do Portal Gov.br, acessível nas 24 juntas comerciais do país, auxiliando o líder da marca no processo de assinar documentos sem necessidade de reconhecimento de firma, aquisição de certificado digital e assim por diante.
O processo de inscrição no Inova Simples é completamente gratuito e pode ser feito diretamente pelo site do Governo Federal.
E quanto aos diferenciais financeiros?
Agora, um ponto que muitos devem estar se questionando: o argumento financeiro. Aqui as alterações também são notáveis, já que inclui um limite anual de faturamento de até R$16.000.000,00 (dezesseis milhões) e benefícios fiscais de alíquota zerada em alguns tributos.
Vale lembrar que o Inova Simples, ainda que busque desburocratizar a criação e formalização de startups, ainda está longe de positivar e discutir todos os pormenores do funcionamento desse tipo de empresa que tem se tornado cada vez mais popular em nosso país.
Tem interesse em aproveitar os benefícios do Regime Especial para Startups?
Se você pretende abrir sua Startup, ou mesmo se deseja aproveitar os benefícios desse regime especial para startups, converse com um de nossos especialistas aqui da Rossi e entenda melhor como nossa marca pode te ajudar a alcançar esse objetivo de forma simplificada.
Saiba que nossos profissionais possuem vasta bagagem e estão, desde já, prontos para lhe guiar. Não deixe de conferir nossos artigos previamente publicados, ok? Assim você garante ter todas as informações que precisa do mundo do empreendedorismo e da contabilidade no Brasil.
Um grande abraço e até mais.