Indicadores de lucratividade são métricas que analisam o desempenho do negócio. Conheça os principais para acompanhar na sua empresa.

 Indicadores de lucratividade para acompanhar no seu negócio

Para acompanhar os resultados de quaisquer negócios os indicadores de lucratividade são essenciais. A partir deles é possível definir o desempenho, recebimento, endividamento e até mesmo outros aspectos financeiros de uma empresa. 

Por isso, no conteúdo de hoje conheça a importância deles para as suas atividades e principalmente quais acompanhar. Afinal, com um acompanhamento adequado é possível tomar decisões ainda mais seguras. 

Para saber mais sobre o tema, continue a leitura breve!

O que são indicadores de lucratividade?

Os indicadores de lucratividade são considerados métricas usadas para definir a eficiência operacional de um negócio ou empresa. 

Com eles é possível revelar qual o valor que a empresa gera com o serviço prestado. Ou seja, eles determinam se a receita consegue arcar com todos os custos operacionais e ainda se sobra algum valor (lucro).

Indicadores de lucratividade para acompanhar no seu negócio

Para falar sobre os principais indicadores de lucratividade, separamos os que são gerados a partir do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). São eles:

1- Margem de lucro líquido

De modo geral esse indicador de lucro líquido apresenta em porcentagem quanto restou de cada real vendido após a redução de todas as despesas, impostos e custos sob venda e lucro. 

2- Margem de lucro Bruto

O foco desse indicador é medir a competência do negócio em relação ao desenvolvimento dos seus processos produtivos e produtos. Além disso, ela analisa a definição do mix de produtos da empresa assim como a qualidade da venda realizada. 

Nesse indicador, assim como nos demais, é importante entender a diferença entre custos e despesas, pois um simples erro pode gerar erros absurdos nos resultados. 

3- Margem EBITDA

O principal indicador de lucratividade que apresenta o potencial de geração de caixa de natureza particularmente operacional. Ela se diferencia do lucro líquido, pois só considera tudo gerenciado no intervalo da análise. 

Assim, ela desconsidera financiamentos realizados no passado e até mesmo decisões de investimentos. 

4- Margem EBITD

Esse também é um dos principais indicadores de lucratividade e deve ser usado em casos de amortizações e depreciações de natureza operacional e atribuíveis aos gestores que usufruem desses ativos.

Qual a importância de fazer esse acompanhamento?

Percebeu ao decorrer dos indicadores de lucratividade que eles servem para medir o desempenho da empresa? Por isso, seguir esse acompanhamento entrega aos gestores a possibilidade de tomar decisões cada vez mais assertivas. 

Além disso, eles orientam todo o planejamento financeiro do negócio para lidar com possíveis imprevistos ao decorrer da sua jornada. Por exemplo. Ao perceber que os custos superaram os ganhos, é possível traçar estratégias para reverter o cenário aumentando o lucro. 

Indicadores de lucratividade também podem impactar positivamente na precificação de serviços e produtos. Todos esses pontos destacados são de suma importância para a saúde financeira de qualquer negócio. 

Para conferir outros conteúdos como esse e dicas de reserva financeira empresarial, acompanhe o blog da Contábil Rossi!