A governança corporativa é um conjunto de práticas e políticas que visa garantir a gestão eficaz e transparente de uma empresa, protegendo todos aqueles envolvidos nela, quer sejam pessoas colaboradoras, clientes, acionistas, fornecedores, ou mesmo a comunidade que rodeia a empresa e sofre os impactos de sua atuação.
Além disso, essas práticas também procuram tornar a empresa um ambiente ético, responsável e atento aos seus impactos. O objetivo aqui é muito mais do que promover maior atenção apenas para o impacto externo, mas também auxiliar na melhor estruturação interna.
As Startups e a Governança Corporativa
Garantindo uma base sólida, crescimento sustentável e maior cuidado com a própria imagem, princípios de governança corporativa adaptados para a realidade específica de startup podem trazer melhorias. Confira alguns exemplos abaixo.
É importante lembrar que as boas práticas de governança reduzem as chances de a startup fechar e, além disso, agrega valor para acionistas e investidores. Dessa forma, a empresa se torna um lugar melhor para se trabalhar e investir.
Promover maior controle sobre riscos
Com boas políticas internas e procedimentos rigorosos em vigor, definidos pela governança corporativa, a startup pode gerir melhor os riscos, mitigá-los e saber identificá-los. Da mesma forma, também é possível definir os objetivos de maneira mais clara, obtendo consequentemente melhores resultados também.
Melhor estrutura interna
Com maior regulamentação e definição de funções, a empresa ganha uma estrutura mais robusta, previsível e sólida. Isso é capaz de reduzir a rotatividade de pessoas colaboradoras, atrair mais investidores e melhorar o funcionamento da empresa como um todo.
Maior transparência e comunicação
Um dos princípios da governança é a transparência, tanto interna quanto externa. Por isso, ao aplicar seus conceitos, acontece uma melhoria objetiva na comunicação e na forma que a empresa é vista por pessoas interessadas.
Compliance legal e regulatório
O comprometimento com ações corretas não vem apenas das regras criadas internamente por meio da governança. Além disso, também vem da atenção às leis nacionais, estaduais e municipais, que regulam limites de atuação para empresas, aplicam tributos e assim por diante.
Princípios éticos e de integridade
A governança corporativa cria um código de ética central na empresa, que terá papel de guia. Assim definindo aquilo que é ou não aceitável enquanto comportamento da empresa e de seus representantes.
Otimizar o trabalho
Por fim, a governança corporativa busca sempre garantir que o funcionamento dos negócios esteja otimizado e em constante melhoria, prevendo erros sempre que possível. Dessa forma, os processos serão feitos com a melhor qualidade, menos necessidade de refazer e cumprindo uma demanda de tempo melhor.
Converse com a Rossi e saiba mais
Para garantir que os princípios de governança corporativa estão sendo devidamente aplicados e seguidos em sua empresa, converse com especialistas da Rossi. Com grande experiência em contabilidade e gestão empresarial, eles podem fazer seu direcionamento de marca de forma inteligente seguindo as boas práticas de governança.
Conheça os serviços dos especialistas Rossi e chame-os para uma conversa, tire suas dúvidas e saiba mais. Confira também o nosso blog para mais artigos como este.