Governança corporativa: o que é e quais os seus benefícios?

Governança corporativa é uma junção de práticas que tem como objetivo estruturar a empresa da melhor forma possível.

Para entender melhor: suponhamos que você mora em um condomínio, para boa convivência de todos que moram lá, há um conjunto de regras a seguir, veja os exemplos:

  • Respeitar a vaga de veículo;
  • Não fazer barulho após o horário determinado pelo Condomínio;
  • Não levar terceiros na piscina sem autorização;

Contudo, para garantir que tudo isso seja devidamente cumprido é necessário ter uma organização (pessoas) envolvidas para administrar todas as áreas do condomínio. 

Com a organização corporativa não é diferente, pois o objetivo da mesma é administrar de forma satisfatória todos os setores da empresa. 

Organização corporativa: qual o seu objetivo?

O objetivo da organização corporativa é manter a empresa em ordem. Quando falamos de uma empresa entende-se qualquer tipo, ou seja: o conceito se aplica desde as menores até as maiores.

Uma companhia que possui uma boa gestão, também estará apta para a tomada de decisões,ter boa saúde financeira, além de ter uma equipe engajada em manter o alto desempenho da empresa. 

Em outras palavras, a organização ajuda principalmente a manter a imagem da empresa alinhada e valorizada.

Entenda os princípios da Organização corporativa

Como em muitas situações da vida, é necessário seguir algumas etapas para obter o sucesso/êxito, correto? Com a organização corporativa é a mesma coisa, portanto, foram desenvolvidos 3 pilares:

  • Regras: um ambiente corporativo necessita de ter regras bem claras, principalmente no que se refere a conduta dos colaboradores, bem como manter a equipe estruturada para bons resultados.
  • Auditoria: identificar a avaliar futuros problemas é a função de ter uma auditoria na empresa.

 Para minimizar riscos a corporação é necessário ter um profissional para fiscalizar se todos os processos estão sendo executados corretamente.

  • Restrição de autonomia: é nada mais do que impor limites aos colaboradores sobre o que pode ou não ser feito. Por isso é importante uma equipe estruturada para que cada um  exerça sua função conforme as regras. 

Quais os benefícios que ela traz? 

Manter uma empresa bem ordenada pode trazer uma série de benefícios, veja alguns: 

1-Atrai investidores: um empreendimento que passa a visão de ser extremamente sólido, bem organizado e principalmente confiável (bons resultados) tem grandes chances de atrair investidores. 

2- Ter uma equipe estimulada: a junção entre diretores terem processos, regras e suporte, torna o time mais forte, confiante e unido. 

3-Melhor planejamento estratégico: uma equipe com boa comunicação garante informações precisas que serão essenciais na hora de bater metas e tomar importantes decisões.

4- Melhora o relacionamento entre os colaboradores: uma boa gestão traz motivação a todos os envolvidos. 

Conclusão

Pudemos entender o quanto a organização corporativa faz toda a diferença em uma companhia, além de aumentar o seu valor e competitividade também ajuda a manter a mesma estável economicamente potencializando seus resultados. 

Para te ajudar nessas questões, a Rossi Contabilidade tem os melhores serviços de ferramentas estratégicas para sua empresa.