A Governança corporativa e compliance são de suma importância para o crescimento de uma empresa. Enquanto a governança tem como papel principal prevenir conflitos de interesse, o compliance estabelece meios e ações para o cumprimento de regras e normas.
Muitos gestores costumam confundir a governança corporativa e compliance, apesar de serem importantes em uma gestão, são pontos diferentes em aspectos específicos. Para falar melhor sobre esse tema, a Contábil Rossi preparou um conteúdo especial.
Qual a diferença da governança corporativa e compliance?
Facilmente se confunde a governança corporativa e compliance, pois são conceitos que se assimilam. No entanto, esses conceitos podem ser entendidos como diferentes a partir dos seus objetivos relacionados aos valores da empresa.
Primeiramente, o compliance, como já destacamos, tem como principal objetivo ajudar a empresa a cumprir as regras, leis e tudo que rege a atuação dela.
Por outro lado, a governança deve estabelecer a paz dos colaboradores, alinhando a mente dos líderes, assim como os processos de gestão.
Para entender de uma forma ainda mais simples é correto afirmar que em resumo o compliance é sobre cumprimento de regras e riscos. E governança seria mais sobre os meios de trabalho ético que preservam a reputação da empresa.
Portanto, podemos ver que por mais que sejam conceitos diferentes, ambos estão andando lado a lado nos últimos anos. A prova disso é que cada vez mais empresas buscam investir em compliance e governança corporativa nos mais variados nichos e setores.
Entenda a relação da governança corporativa e compliance como a base de uma empresa
Como destacamos anteriormente, esses são conceitos que se relacionam à ética empresarial.
Por mais que se assemelhe, mas que haja diferenças, no fim eles possuem o mesmo objetivo: manter a ética da empresa assim como a reputação do negócio e sua saúde.
Diariamente o mercado cobra das empresas a transparência do seu CNPJ e dos seus negócios. Essa cobrança não parte somente dos seus clientes como também dos maiores investidores que seu negócio pode conquistar.
Escândalos, problemas com a Receita Federal e corrupções são mal vistos. Somente com a governança corporativa é possível agir de maneira ética e transparente conforme determina as leis.
Qual a importância da governança corporativa e compliance para as organizações?
Uma empresa que possui problemas com a Receita Federal, está envolvida em escândalos e outros problemas encontra dificuldades para fechar com investidores e melhorar a sua carteira de clientes.
Mas estratégias bem definidas não somente atribuem valor para a empresa como também proporcionam um cenário de saúde para o negócio. Algumas das principais vantagens da Governança corporativa e compliance são:
- Prevenção de fraudes;
- Evita abuso de poder;
- Melhora o desempenho;
- Proporciona redução de custos;
- Previne situações negativas e de conflito de interesses;
- Facilita a captação de recursos;
- Destaca a empresa positivamente no mercado.
Compliance é com a Contábil Rossi
Precisa de uma contabilidade especializada em compliance para a sua empresa? Conte com a Contábil Rossi.
Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e destaque a sua empresa no mercado! Aplicamos as melhores ferramentas estratégicas, segundo o seu negócio.