Uma das principais motivações para fazer redução de custos de uma empresa é a busca por maior lucratividade. Reduzir custos pode soar simples num primeiro olhar, mas envolve diversas análises do funcionamento da empresa. Afinal de contas, ao retirar investimento do elemento errado, a qualidade do produto final pode cair, causando possíveis crises.
No presente artigo, você entende melhor como fazer redução de custos em sua empresa, levando em consideração os impactos de tais reduções na sua organização interna.
Como fazer a redução de custos de uma empresa?
A redução de custos de uma empresa passa por diversas fases, e sua proposta poderá variar bastante de um negócio para outro. É necessário compreender, inclusive, que alguns negócios podem até mesmo apresentar a necessidade de maior investimento, caso a análise interna detecte a insuficiência de recursos.
Para identificar as possibilidades, é necessário:
- Conduzir uma revisão interna de processos: Procure compreender como estão estruturadas as responsabilidades de cada profissional ou time de sua empresa, se existem etapas repetitivas e desnecessárias, se há algo passível de ser terceirizado por uma fração do valor, ou mesmo se não há formas de reorganizar o organograma para obter melhores resultados. Vale a atenção aqui para evitar o acúmulo de funções, que é ilegal e pode causar diversos problemas jurídicos futuros;
- Estudar contratos com pessoas fornecedoras: Outra forma de estudar as finanças e entender se há espaço para redução de custos é por meio da revisão de contratos com fornecedores. Essa revisão que poderá resultar na identificação de possibilidade de renegociação, busca de outros fornecedores a fim de encontrar melhores preços, ou mesmo na abertura para firmar novas parcerias estratégicas;
- Identificar possíveis desperdícios: Por fim, é necessário identificar desperdícios de matéria prima, ineficiência energética e a má gestão de estoque. Pois tudo isso pode causar descarte de itens, por exemplo.
Por meio desses 3 elementos, é possível identificar oportunidades de redução de custos. Uma vez com as informações em mãos, é possível passar para o planejamento das soluções aplicáveis, reduzindo custos e incitando o crescimento empresarial.
E como praticar uma redução de custos direta?
Algumas práticas saltam aos olhos e podem ser aplicadas na maioria das empresas. Essas práticas seriam:
- Automação de processos: A automação, cada vez mais inteligente, pode ser uma boa escolha para empresas que desejam fazer redução de custos. Por meio da automação, marcas podem reduzir o esforço dado para a gestão de estoque, atendimento ao consumidor, entre outros pontos facilmente delegáveis para máquinas;
- Terceirização e busca por assessorias: Por fim, uma das iniciativas com maior potencial de redução de custos é a busca por uma assessoria especializada, com objetivo de absorver suas demandas terceirizadas. Por isso, buscam-se principalmente assessorias financeiras ou contábeis, estas que podem auxiliar na otimização da forma que sua marca lida com finanças, realizar planejamento tributário e mais.
Converse com a Rossi e entenda mais
A Contábil Rossi oferece uma série de serviços que podem ser ajudar sua empresa. Assim, pode auxiliar a ter um melhor controle das finanças e realizar a redução dos custos internos. Converse agora mesmo com a equipe e saiba mais.