A Redução de Carga Tributária é algo que empresas frequentemente fazem, mas é uma. iniciativa perigosa. Afinal, ao reduzir a carga tributária de forma imprópria, multas exorbitantes podem aparecer e causar enormes prejuízos e problemas administrativos para a empresa.
Desse modo, a fim de evitar isso e otimizar os tributos pagos pela sua pequena ou média empresa, conheça algumas das principais dicas que a Rossi trouxe neste artigo.
Mecanismos para otimização de carga tributária em PMEs
Pequenas e médias empresas no Brasil podem aderir ao Simples Nacional, um regime tributário que, por si só, é otimizado para necessidades de empresas de menor porte. Diversos requisitos se aplicam a esse regime, e caso sua marca não se encaixe nele, há diversas outras formas de otimização disponíveis. Confira abaixo:
Planejamento antecipado
Por meio de uma boa compreensão dos ciclos da empresa, do faturamento e de toda a movimentação financeira, é possível organizar bem o momento de realizar compras, vendas e investimentos. Com isso, a empresa se beneficia da própria estrutura tributária a fim de reduzir valores. Ou seja, o planejamento também envolve a discussão de uma reorganização societária capaz de oferecer benefícios fiscais em alguns casos.
Gestão de despesas e receitas
Ao ter uma boa compreensão das despesas e receitas, é possível entender os melhores caminhos para a abordagem contábil de dedução fiscal, que minimiza a base tributável de maneira legal. Para isso, é necessário manter registros precisos das transações comerciais e despesas que são elegíveis para a dedução.
Análise de créditos tributários
Através de diversos contextos e razões, empresas podem ter acesso aos créditos tributários. Estes podem ser usados para compensar impostos devidos. Estudar os valores pagos nos últimos 5 anos é a forma de identificar se os créditos existem e se você pode requerer eles. Então, é recomendável contar com uma assessoria contábil para essa tarefa.
Aproveitamento de incentivos fiscais
O estado cria a possibilidade de diversos incentivos fiscais para empresas que se enquadram em alguns parâmetros. Por isso, estudar a possibilidade de acessar tais incentivos pode reduzir de maneira significativa a carga tributária.
Assessoria tributária
Por fim, para otimizar a carga de PMEs de forma inteligente, contratar uma acessoria especializada é o ideal. Assim, é possível utilizar todos os pontos citados neste artigo e de muitos outros que serão compreendidos no caso específico de sua marca.
Acha que sua empresa pode se beneficiar das estratégias pelas quais passamos neste artigo? Converse com especialistas Rossi e garanta acesso a uma equipe de contadores preparados para ajudar. Confira também nossos serviços.