A gestão de RH deve estar atenta às questões do eSocial para se manter em dia com suas obrigações tributárias e legais.

eSocial e suas implicações para gestão de RH

Atualmente, com o surgimento do e-Social, a gestão de RH precisa ter atenção plena aos diversos elementos impostos por este sistema estatal. Ao unificar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas, o eSocial promove maior transparência perante colaboradores e maior eficiência ao Estado. Além disso, deve-se incorporá-lo à rotina do setor de Recursos Humanos. 

O eSocial requer bastante atenção, por isso separamos este artigo para explicar mais detalhes sobre.

O eSocial e a Gestão de RH

A gestão de recursos humanos desempenha um papel fundamental na frente de contato e negociação entre a empresa e suas pessoas colaboradoras. Além disso, é também por meio da gestão de RH, em contato com a gestão contábil, que se dá o cumprimento das responsabilidades fiduciárias, ou seja, aquelas que dizem respeito ao pagamento de quantias devidas.

Por isso, se compete a essa estrutura de gestão o foco no pagamento de valores associados ao e-Social, esses que dizem respeito a valores previdenciários, fiscais e trabalhistas. A atenção a essas obrigações por parte da gestão de RH garante:

Centralização de dados

Quando se incorpora o preenchimento do e-Social às responsabilidades recorrentes da gestão de RH, evita-se o acúmulo de carga de trabalho no fim do período e pode-se oferecer mais atenção ao processo recolhimento de tributos e taxas em si, assim como à inserção correta de dados.

Padronização e precisão de informações

Com maior calma, é possível padronizar a forma que se endereçam as responsabilidades do e-Social, evitando erros e seguindo o padrão estabelecido pelo governo. Além disso, a fim de garantir alinhamento com a lei, uma assessoria contábil pode ser recomendável, caso não existam especialistas internos em sua empresa.

Atenção aos requisitos legais

O eSocial faz uma série de exigências às empresas, quer seja com relação à adequação devida às leis trabalhistas, ou mesmo a normas previdenciárias e requisitos fiscais. Portanto, cabe à gestão de RH, garantir que as normas de segurança de trabalho, registros de jornada, recolhimento de encargos trabalhistas e sociais, estão previstos e em aplicação na empresa.

Controle de processos internos

Ao vincular a gestão de RH nesse processo, é possível atender mais facilmente aos requisitos citados acima, e garantir precisão e controle interno.

Cumprimento de prazos

Por fim, é possível garantir o cumprimento de prazos não somente por meio da boa gestão de RH, como por uma assessoria contábil de qualidade.

Para conseguir ajuda nessa demanda, assim como garantir precisão no envio de dados para o eSocial, converse com a Rossi Contábil. Te explicamos mais a respeito da assessoria contábil e financeira.

A Rossi Contábil com você

O eSocial é um assunto importante e que precisa de atenção. Não somente pelas multas que podem vir devido ao não cumprimento dos requisitos legais, mas principalmente pela implicação negativa que pode ter para colaboradores, que não recebem os direitos devidos.Converse com a Rossi, entenda mais sobre as soluções oferecidas pela marca e garanta ajuda quando com a sua de RH. Confira também o blog Rossi para mais conteúdos informativos.