Estar em compliance fiscal significa se manter em acordo com as regras fiscais e tributárias do Brasil. Saiba mais.

Entenda tudo sobre compliance fiscal

O compliance fiscal pode ser visto como uma iniciativa, um processo, ou mesmo um status que a empresa adere. Na tradução direta da palavra, temos a ideia de concordância. Portanto, estar em compliance fiscal, é estar de acordo com a lei fiscal, em dia com as obrigações impostas pela legislação.

No presente artigo, você compreende melhor sobre esse processo e como ele é capaz de garantir a concordância de uma empresa com a lei tributária vigente.

compliance fiscal e sua aplicação

O compliance fiscal é essencial não somente para garantir que a marca esteja em dia com as responsabilidades impostas pelo Fisco, como também para garantir a boa manutenção financeira e operacional do negócio. Dessa forma, acompanhando de forma cíclica o desempenho da marca, o compliance fiscal garante a presença constante de profissionais na análise dos indicadores da marca.

É papel dos profissionais que prestam o serviço de compliance:

  • Emitir, gerir e documentar as notas fiscais eletrônicas, dando a devida atenção ao modelo e às legislações incidentes sobre taxas, impostos e alíquotas;
  • Enviar documentos exigidos pelo Fisco dentro dos prazos estabelecidos;
  • Garantir a devida documentação de arquivos digitais por ao menos 5 anos, a fim de permitir pesquisas futuras, defesa em processos tributários ou mesmo busca por possíveis créditos tributários.

Além disso, existem ainda elementos de assessoria e auxílio na rotina da empresa, a exemplo de controlar as obrigações principais e acessórias da empresa perante o Fisco, analisar riscos operacionais relacionados à tributação, evitar erros e inconsistências nos dados, gerir controles internos e manter-se sempre em dia com as flutuações ocorridas no Direito Tributário.

Assim, sendo essencial para a boa manutenção de empresas dos mais diversos tamanhos, o compliance fiscal traz diversos benefícios.

Benefícios do compliance fiscal

Num primeiro olhar, o compliance fiscal parece meramente proteger a empresa de multas, penalidades e processos judiciais, mas por meio de um bom serviço de conformidade fiscal, é possível até mesmo reduzir a carga tributária através do bom planejamento de tributos, aumentar as oportunidades que a marca é capaz de aproveitar, facilitar o acesso a linhas de crédito e até mesmo incentivos fiscais.

Assim, para garantir que todos os benefícios possíveis estarão realmente ao alcance de sua marca, é indispensável escolher bem a empresa prestadora do serviço. Pesquise e decida com cautela a assessoria que lhe acompanhará rumo ao compliance fiscal.

A Rossi pode lhe ajudar neste momento

Se você deseja recorrer a uma empresa que possui reconhecimento de mercado, experiência relevante e profissionais especializados na área contábil, conheça a Rossi. Focada na busca por resultados, a Rossi é capaz de acompanhar os processos da sua empresa rumo ao crescimento financeiro. Entenda mais sobre como isso é possível e converse sobre as soluções oferecidas.