A Pandemia do novo Coronavírus pegou muitas empresas de surpresa. O Novo Normal começou a ser “comercializado” e divulgado por aí muito antes da cura ser encontrada, mas a cada dia que passa, vemos no horizonte a ideia de que a pandemia pode estar acabando, e as agências de marketing estão de olho nesse cenário.
Se você trabalha com a gestão de um desses empreendimentos, confira no presente artigo um pouco mais do que deve ser levado em consideração quando o assunto é o futuro do marketing no pós pandemia.
A Pandemia e suas consequências
Não podemos virar os olhos para uma verdade universal: a Pandemia alterou dramaticamente tudo o que tínhamos por certo. Estamos hoje diante de um cenário onde o mercado teve de se reinventar, criar novos mecanismos, e por vezes, explorar ambientes que antes eram completamente inóspitos.
O ponto chave e que mais chamou a atenção foi o pontapé que empresas receberam para mergulhar de cabeça no universo virtual. Com o distanciamento sendo uma regra geral, a internet veio a ser o ambiente onde pessoas passaram a interagir. Como consequência, é para a internet que o Marketing deve focar.
Um novo movimento social
Não podemos prever o futuro, certamente. Mas, podemos sim, com base nos passos que foram previamente dados, entender quais os futuros mais prováveis. As principais dicas que devem ser levadas em consideração por profissionais e gestores de agências de marketing são: entenda melhor seu cenário; crie estratégias de ação; e por fim, se prepare.
Organização será a chave do sucesso. Sem organização, é impossível conseguir enxergar a situação atual de sua agência e conseguir agir para corrigir esse cenário.
Uma vez que você esteja a par de qual sua situação interna e externa, compreendendo seu cenário como um todo, é momento de criar estratégias e um plano de ação coerente. Esse, que deverá levar em consideração metas de curto, médio e longo prazo.
Como melhor organizar uma estratégia?
A melhor maneira de organizar uma boa estratégia de atuação é através do estudo geral dos diferenciais de sua agência, assim como das abordagens que estão sendo tomadas pelos empreendimentos que cercam o seu empreendimento.
Se tornar obsoleto num cenário pandêmico é, certamente, o maior erro que pode ser cometido por uma agência de marketing, ainda mais num contexto pós-pandemia.
O Marketing é um dos recortes mercadológicos que menos foi afetado pela pandemia, por ser o meio através do qual os empreendimentos são capazes de continuar trazendo novos consumidores
Não desvalorize esse privilégio, observe seu entorno e invista na sobrevivência de sua agência!
Cuidado em todos os pontos
Além de ter uma boa estratégia no lidar com a concorrência, uma agência de Marketing bem estruturada precisa estar de acordo com o que se espera dela legalmente, cumprindo com tributos e atendendo ao que o Estado solicita da mesma, a fim de ter menos problemas com o Fisco.
Nesse ponto, a Contábil Rossi pode te ajudar! Converse conosco e entenda melhor como podemos colaborar!