Desafios e exigências da contabilidade para as empresas de importação e exportação

Diversas oportunidades podem estar à sua espera no comércio exterior, mas vale lembrar que para ter acesso às mesmas, é indispensável ter atenção ao Direito Tributário e respectivas exigências da contabilidade para importações e exportações.

Compreender bem essas obrigações e requisitos impostos pelos órgãos reguladores de relações exteriores garante a diminuição e até extinção dos riscos de penalidades fiscais. Que tal entender melhor os principais desafios que orbitam a contabilidade para importação e exportação no presente artigo?

Contabilidade para movimentações internacionais

Os procedimentos contábeis realizados nas movimentações internacionais são significativamente diferentes daqueles realizados no mercado nacional, referente às movimentações internas. Os principais da contabilidade no mercado exterior seriam:

  • A atenção à tributação específica: A carga tributária brasileira é bem densa, e versa a respeito de todos os pormenores financeiros. Por isso, no cenário das operações no mercado internacional, o Brasil impõe uma tributação bem específica, que envolve benefícios fiscais, restituição de alguns tributos ou mesmo isenções. Para realizar as transações de forma inteligente, é importante ter atenção a esses tributos específicos;
  • A legislação diferenciada: Além de atender às regras tributárias brasileiras, vale pontuar aqui que existe uma legislação específica no país com o qual você está se relacionando, sendo importante ter atenção às cobranças e imposições legais vindas desse outro ente. Questões como acondicionamento do transporte, pagamento de tributos, certificados e assim por diante – tudo isso deve ser vítima de sua atenção antes de celebrar contratos de importação e exportação;
  • O risco iminente de penalidades: Por conta de todas as partes móveis, quando não se tem conhecimento acerca das exigências contábeis do comércio internacional, os riscos de penalidade estão sempre à espreita, e podem resultar em apreensões, bloqueios de operações e até perda de carga;
  • Escassez de profissionais capazes: Para finalizar nossa lista de desafios, certamente temos de comentar a respeito da escassez de profissionais capazes de lidar com as demandas de uma empresa que lida com movimentações internacionais. Tal escassez faz com que gestores acabem lidando com as questões sozinhos, incorrendo em erros e em prejuízos de altos valores.

Ainda que tenhamos comentado sobre o problema da falta de profissionais capazes de lidar com exigências contábeis internacionais, já trazemos aqui uma solução: a Rossi Contabilidade pode estar ao seu lado no seu processo de internacionalização ou de garantia do adimplemento de suas obrigações fiscais com importações e exportações.

Conte com os especialistas da Contábil Rossi

Quer entender mais a respeito das capacidades dos profissionais aqui da Contábil Rossi? Nos chame para uma conversa e lhe explicaremos como nossos especialistas podem ajudar sua marca a alcançar um patamar de maior segurança com relação aos tributos envolvidos nas movimentações internacionais.

Nossa assessoria é completa e irá lhe acompanhar nos mais diversos momentos e contextos de mercado. Clique aqui e visite o nosso site, não esquecendo de dar uma olhadinha nos nossos artigos antigos aqui de nosso blog, ok? Esperamos seu contato desde já para que conversemos mais a respeito de suas necessidades e da operação específica de sua empresa.

Um grande abraço e até mais.