Contratar RH é algo que muitas empresas fazem ao perceberem a crescente necessidade de lidar com o capital humano interno. Profissionais de RH têm foco principal em realizar a boa manutenção dos profissionais e redução da rotatividade. Além disso, também o cumprimento das responsabilidades legais e trabalhistas para com os colaboradores.
Neste artigo, você entende mais sobre como contratar RH e sobre a importância desses profissionais.
O que saber antes de contratar RH?
A contratação de profissionais de RH parece complexa, muito por conta do paradoxo da situação: costumeiramente, profissionais de RH realizam o processo de contratação. Então, como contratar esses profissionais? Assim, para fazer boas escolhas e garantir que sua marca tem um bom setor de RH, avalie as seguintes situações:
- A experiência: Optando tanto por um profissional solo ou por uma assessoria para terceirização do seu RH, estude e compreenda a experiência do candidato. Dê preferência a profissionais que possuem conhecimento em sua área específica de atuação, que podem ser mais críticos e estratégicos.
- Concordância com a empresa: Entenda se a pessoa ou empresa combina com sua empresa, seja em sistema de trabalho, valores, ritmo exigido e cultura e posicionamento.
- Atualidade: Ao contratar RH, identifique se a pessoa ou a assessoria oferece conhecimentos atualizados sobre a legislação trabalhista, padrão de comportamento das pessoas colaboradoras, assim como da tecnologia usada por plataformas de gestão. Isso pode definir o sucesso de atividades de gestão de capital humano.
- Organização: Bons conhecimentos de organização, padronização, documentação e gestão informacional são esperados de qualquer pessoa que trabalhe com a gestão de recursos humanos. Portanto, leve isso em consideração.
Ao escolher entre um profissional interno de RH ou optar pela terceirização para uma assessoria externa, considere fatores como valor do investimento, demanda interna de sua empresa e complexidade dos serviços.
Uma assessoria externa costuma oferecer benefícios como maior flexibilidade, capacidade de oferecer soluções adaptadas às suas demandas, atualidade e um vasto leque de experiências de mercado.
Assim, a escolha de quem irá prestar o serviço de RH em sua empresa é importantíssima, já que esse profissional será responsável pela gestão do clima da empresa, gerindo toda a questão organizacional. Além disso, responsabilizando-se por fatores burocráticos dos contratos de trabalho e assim por diante.
Converse com a Rossi e entenda mais sobre a Consultoria de RH
Se você tem curiosidade em entender melhor como uma consultoria de RH funciona e os diferenciais entre contratar uma equipe terceirizada e um RH interno para sua empresa, converse com a Rossi. Oferecendo um atendimento com foco no cliente e um time de profissionais capacitados, a Rossi conta com diversos diferenciais. Além de conversar com a equipe, não hesite em conferir o blog Rossi para mais artigos como este que acabara de ler.