Otimizar tempo é algo que tem sido feito desde os primórdios da revolução industrial. Conseguir tecer mais peças de roupa em menos tempo, por exemplo, foi algo que fomentou a invenção dos maquinários que hoje dominam nossa rotina de atualmente. Hoje, com os avanços tecnológicos, não faltam meios e ferramentas para otimização de tempo.
Neste artigo, você entende um pouco do que pode fazer para otimizar tempo dentro de sua empresa, garantindo melhores resultados, reduzindo os custos e até mesmo aumentando os lucros que sua marca consegue.
Otimizar tempo numa empresa: como fazer?
As empresas podem ter diversos modos de organização interna, por isso, interprete as dicas abaixo de acordo com o seu segmento de atuação.
- Revise a organização de sua empresa: O primeiro passo para otimizar tempo em sua empresa é compreender como o tempo se gasta hoje. Ou seja, procurar compreender a produtividade de setores específicos, a recorrência de retrabalhos e erros também pode ajudar a ter uma visão mais clara.
- Identifique possíveis sangrias de tempo ou investimento: Processos repetitivos ou dispensáveis, ou mesmo atividades que podem ser automatizadas devem ser percebidas para que haja mudança.
- Não acumule tarefas: Para otimizar mão de obra, é possível que empresas acumulem funções em funcionários, o que pode reduzir a produtividade ao invés de aumentar.
- Respeite o tempo de produção: É preciso evitar a pressão no ambiente de trabalho, embora muitas vezes a quantidade de tarefas pareça exigir uma cobrança maior, isso acaba desanimando funcionários e reduzindo o desempenho. Pesquisas em diversos países já comprovaram que um ambiente de trabalho flexível, comunicativo e relaxado é mais produtivo.
- Segmente processos: Processos ficam mais fáceis de realizar quando quebrados e segmentados em atividades mais simples. Por isso, no momento de delegar atividades, procure compreender bem a demanda, segmentar e atribuir aos profissionais responsáveis.
- Invista em organização física e virtual: Otimizar tempo também é algo que favorece a organização. Por isso, invista em softwares de gestão, aplicações de documentação e arquivamento documental. Além disso, invista na boa organização física de suas instalações.
- Busque especialidade: Por fim, procure atribuir funções para profissionais que possuem experiência naquele segmento específico de conhecimento, evitando retrabalhos ou mesmo erros no cumprimento de certas demandas.
Converse com a Rossi e saiba mais
Por fim, um passo adiante na busca por especialidade nas contratações é a terceirização de algumas das tarefas de sua empresa, através de serviços como o BPO. Alguns dos mais comuns tipos de BPO na atualidade são o Financeiro e o Contábil.
Para que seu setor contábil e financeiro fique otimizado e cumpra todas as demandas, converse com a Rossi e saiba mais sobre as soluções. Assim, garante ter ao seu lado uma equipe dotada de experiência nesse assunto! Entre em contato agora mesmo.