Como funciona o cruzamento de dados da Receita Federal

Cruzamento de dados da Receita Federal: como funciona?

O cruzamento de dados da Receita Federal é uma estratégia para comparar as informações enviadas na declaração de imposto de renda. O principal objetivo é evitar fraudes dos contribuintes, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, visto que ambos devem enviar suas declarações em períodos distintos. 

As declarações de imposto de renda para pessoas físicas devem ser enviadas anualmente dentro do prazo estipulado pela RF, enquanto as empresas enviam as obrigações acessórias algumas  periodicamente mensal, outras anuais. 

Em caso de divergências nas informações enviadas, os contribuintes se tornam alvo da malha da declaração de ajuste  anual da pessoa física, ou seja, a malha fina. Continue a leitura desse artigo para entender um pouco mais sobre o cruzamento de dados. 

Cruzamento de dados da Receita Federal: veja como ele acontece

O cruzamento de dados da Receita Federal acontece de forma automática, pois o sistema usa as informações enviadas pelo contribuinte confrontando com as enviadas por outros órgãos. Portanto, o que melhor a fazer para evitar cair na malha fina e ser alvo de investigações é não ocultar suas transações financeiras, sejam elas quais forem. 

Veja alguns dados que podem ser cruzados:

Despesas Médicas

Os profissionais da área da saúde são obrigados a enviar todas as informações sobre prestação de serviço à pessoas físicas. A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde deve constar em todos os registros. Se ao declarar seu imposto de renda, tais despesas não forem declaradas, prepare-se para prestar esclarecimentos posteriores. 

Imposto de renda retido na fonte

A entrega da DIRF ( Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma obrigação de pessoas jurídicas e físicas para comprovar todos os pagamentos realizados. Além disso, informações como Imposto de Renda Retido na Fonte, valores pagos em planos de saúde, desconto de previdência privada, entre outros valores. 

O cruzamento de dados acontece quando são comparadas as informações recebidas tanto por pessoa física quanto por pessoas jurídicas. 

Cartões de crédito

As operadoras de cartão de crédito são obrigadas a enviar anualmente a Declaração de Operações com cartão de crédito. Nela estão contidas todas as informações das movimentações financeiras realizadas por esse método de pagamento. 

Essa declaração abrange pessoas físicas e jurídicas, tanto no cartão de crédito como no débito. As informações enviadas pela DECRED são cruzadas com os dados que você envia na Declaração anual, ou seja, se você omitiu algo, certamente cairá na malha fina e terá que arcar com as sanções impostas pelo Fisco. 

Cruzamento de dados da Receita Federal: Conclusão 

O cruzamento de dados da Receita Federal é uma forma estratégica de evitar fraudes ao sistema tributário brasileiro. Portanto, para evitar cair na malha fina, pagar multas ou mesmo ter sua restituição de imposto de renda retida, o ideal é contratar os serviços de um profissional contábil. 

Ele possui experiência e conhecimentos técnicos especializados e atualizados para fazer a declaração de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas de acordo com a legislação vigente. 

Na Contabilidade Rossi você encontra todo o suporte que precisa para não cair na malha fina. Entre em contato ainda hoje.