Erros na folha de pagamento podem ocorrer de diversas formas. Por exemplo, os equívocos podem envolver lançamentos incorretos, discordâncias com a legislação vigente, deslizes com relação ao banco de horas, discrepâncias na remuneração ou nos benefícios de profissionais e falta de verificação de inconsistências que podem se repetir no futuro.
Quando comete erros desse tipo, a empresa se coloca numa posição de extrema vulnerabilidade. Por isso, corre o risco de ser processada e sofrer incidência de multas administrativas e trabalhistas. A fim de evitar erros na folha de pagamento e, dessa forma, proteger sua empresa, leia o presente artigo.
Evitando erros na folha de pagamento
É possível inserir algumas estratégias na rotina da empresa com o intuito de diminuir os erros na folha de pagamento. Confira-as em seguida:
- Planejamento antecipado do processo de elaboração da folha de pagamento: Primeiramente, deve-se estabelecer um processo interno a replicar todos os meses. Assim, padronizam-se as etapas e reduzindo assim as chances de erros na folha de pagamento;
- Controle preciso dos dados internos de profissionais: Idealmente por meio de um sistema digital, é preciso acompanhar e revisar os dados dos profissionais no momento de elaboração da folha de pagamento. Os cadastros corretos e sempre atualizados ajudam na fase de conferir fatores legislativos e identificar possíveis acordos de classe que possam influenciar o documento;
- Cálculo e revisão de encargos, benefícios e descontos da folha de pagamento: Encargos, benefícios e descontos são pilares centrais da folha de pagamento e, portanto, seus cálculos devem ser feitos de forma exata por um profissional capacitado;
- Levantamento de horas trabalhadas, faltas, licenças e etc: É necessário implementar internamente uma forma inteligente e precisa para acompanhar horas trabalhadas, faltas e demais fatos que possam afetar direta ou indiretamente na folha de pagamento;
- Atenção a fatores legislativos: Por fim, algo que deve estar sempre na mente das pessoas em cargo do preenchimento das folhas de pagamento, é a questão legislativa. Observar se houve acordos, reformas ou edições legislativas, deve-se estudar tudo isso antes de realizar os pagamentos, a fim de evitar discordâncias.
Com atenção a todos esses elementos, é possível reduzir imensamente as chances de erros na folha de pagamento de uma empresa.
Uma consultoria de RH é indispensável nesse contexto
Com o intuito de ter uma maior taxa de sucesso na organização interna e na eliminação de erros na folha de pagamento, recomenda-se a busca de uma consultoria de RH. Através dela, você contará com os conhecimentos necessários para melhor orientar seu negócio à plena concordância com a legislação vigente e às melhores práticas de gestão de RH.
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