erros na folha de pagamento

Como evitar erros na folha de pagamento? Considere uma consultoria de RH

Erros na folha de pagamento podem ocorrer de diversas formas. Por exemplo, os equívocos podem envolver lançamentos incorretos, discordâncias com a legislação vigente, deslizes com relação ao banco de horas, discrepâncias na remuneração ou nos benefícios de profissionais e falta de verificação de inconsistências que podem se repetir no futuro.

Quando comete erros desse tipo, a empresa se coloca numa posição de extrema vulnerabilidade. Por isso, corre o risco de ser processada e sofrer incidência de multas administrativas e trabalhistas. A fim de evitar erros na folha de pagamento e, dessa forma, proteger sua empresa, leia o presente artigo.

Evitando erros na folha de pagamento

É possível inserir algumas estratégias na rotina da empresa com o intuito de diminuir os erros na folha de pagamento. Confira-as em seguida:

  1. Planejamento antecipado do processo de elaboração da folha de pagamento: Primeiramente, deve-se estabelecer um processo interno a replicar todos os meses. Assim, padronizam-se as etapas e reduzindo assim as chances de erros na folha de pagamento;
  2. Controle preciso dos dados internos de profissionais: Idealmente por meio de um sistema digital, é preciso acompanhar e revisar os dados dos profissionais no momento de elaboração da folha de pagamento. Os cadastros corretos e sempre atualizados ajudam na fase de conferir fatores legislativos e identificar possíveis acordos de classe que possam influenciar o documento;
  3. Cálculo e revisão de encargos, benefícios e descontos da folha de pagamento: Encargos, benefícios e descontos são pilares centrais da folha de pagamento e, portanto, seus cálculos devem ser feitos de forma exata por um profissional capacitado;
  4. Levantamento de horas trabalhadas, faltas, licenças e etc: É necessário implementar internamente uma forma inteligente e precisa para acompanhar horas trabalhadas, faltas e demais fatos que possam afetar direta ou indiretamente na folha de pagamento;
  5. Atenção a fatores legislativos: Por fim, algo que deve estar sempre na mente das pessoas em cargo do preenchimento das folhas de pagamento, é a questão legislativa. Observar se houve acordos, reformas ou edições legislativas, deve-se estudar tudo isso antes de realizar os pagamentos, a fim de evitar discordâncias.

Com atenção a todos esses elementos, é possível reduzir imensamente as chances de erros na folha de pagamento de uma empresa.

Uma consultoria de RH é indispensável nesse contexto

Com o intuito de ter uma maior taxa de sucesso na organização interna e na eliminação de erros na folha de pagamento, recomenda-se a busca de uma consultoria de RH. Através dela, você contará com os conhecimentos necessários para melhor orientar seu negócio à plena concordância com a legislação vigente e às melhores práticas de gestão de RH.

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