Um plano de carreira é essencial até mesmo na contabilidade para quem deseja alcançar o sucesso em uma jornada sem riscos.
Afinal, para isso será necessário aumentar o desempenho do seu escritório e ter um plano para apresentar e oferecer aos seus contadores.
No entanto, para montar um plano é preciso definir muito bem as oportunidades de crescimento para engajar a todos em rumo ao desenvolvimento contínuo.
Somente assim a motivação será o combustível diário capaz de levar o seu escritório rumo aos seus objetivos.
Quer saber mais sobre o assunto e como montar o seu plano de carreira na contabilidade? Então, fique por dentro do conteúdo que preparamos sobre um dos nossos serviços!
Entenda o que é um plano de carreira
O plano de carreira é conhecido em muitas empresas como um plano de desenvolvimento pessoal.
Ele é basicamente um caminho com requisitos e metas que um profissional que deseja evoluir deve cumprir ao decorrer de sua trajetória.
Sendo assim, um colaborador pode consultar o plano de carreiras e saber como evoluir em rumo ao seu desenvolvimento, quais requisitos desenvolver para avançar ainda mais em sua carreira.
Em outras palavras, seria como as instruções necessárias para se preparar para assumir tarefas futuras que são do interesse de um colaborador, mas são de cargos maiores.
Para manter esse plano em pleno funcionamento é preciso que o escritório contábil tenha uma rotina mensal de avaliação individual dos seus colaboradores a partir do feedback.
Como construir o plano de carreira no meio contábil?
Para construir o seu plano alguns passos são essenciais. Dentre ele podemos citar:
- Estabelecer a estrutura interna da empresa: elabore um inventário de todos os cargos e suas respectivas hierarquias
- Criar um organograma para obter uma visão abrangente da organização, facilitando a identificação de oportunidades de progresso profissional
- Detalhar as responsabilidades de cada cargo: para cada posição, forneça uma descrição minuciosa das principais tarefas, responsabilidades, requisitos essenciais (como educação, experiência prévia e habilidades específicas) e qualificações desejáveis para desempenhar a função
- Estabelecer políticas de remuneração e benefícios: com base na análise detalhada dos cargos, defina os benefícios que valorizem a especialização e estabeleça diretrizes salariais para cada posição
- Considerar a construção personalizada do plano de carreira, sempre que viável: se a estrutura da empresa permitir, explore a individualização do plano de carreira
Manter o foco em determinados fatores é essencial
- As ambições do colaborador
- O perfil e as características individuais do profissional
- Os objetivos, aspirações e conhecimentos técnicos específicos
- A identificação das competências organizacionais e comportamentais relevantes
- As oportunidades para o desenvolvimento contínuo
Conte com especialistas para auxiliar no seu plano de carreira
A Contábil Rossi é especialista em contabilidade para empresas e principalmente em plano de carreira. Podemos auxiliar o seu escritório a desenvolver o melhor plano para melhoria do desempenho dos seus colaboradores.
Atinja suas principais metas contando com quem entende do assunto. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba mais!