Como calcular folha de pagamento e a importância da sua regularização

Como calcular folha de pagamento e a importância da sua regularização

Para calcular a folha de pagamento é fundamental que os profissionais responsáveis por essa ação tenham conhecimentos legais para cumprir os direitos dos trabalhadores. Além disso, é preciso ter conhecimentos em  recursos humanos, bem como nas questões tributárias.

Essas condições são essenciais, visto que  as empresas devem pagar ao trabalhador o que lhe é devido e também estar em dia com as contribuições tributárias.

Prossiga com a leitura para entender um pouco mais sobre esse assunto. 

Calcular folha de pagamento: quais as obrigações? 

Calcular a folha de pagamento não é simplesmente um ato de organização na gestão da sua empresa, mas também o cumprimento de uma lei. Pois, a Consolidação de Leis Trabalhistas estabelece as regras e diretrizes que regulamentam a emissão  desse documento tão importante. 

O Decreto 3.048, de 1999, regulamenta de forma específicas algumas obrigações das empresas. São elas: 

  • Elaborar a folha de pagamento em duas vias iguais, de forma individual de todos os colaboradores; 
  • Entregar a cópia do documento para o trabalhador e manter na sede da empresa uma via; 
  • Detalhar salário contratual do mês a que se compete, com seus descontos legais, horas extras, benefícios, comissões, entre outros ganhos. 

A folha de pagamento é o instrumento para calcular os direitos do trabalhador relacionados à prestação de serviço,  bem como os encargos sociais que envolvem a sua contratação. 

Ou seja, esse é o documento que a empresa precisa emitir para descrever de forma detalhada os valores a serem recebidos mensalmente  pelo trabalhador e também o pagamento de tributos.

Portanto, estamos diante de um documento que não pode ser elaborado sem os devidos conhecimentos técnicos, para evitar descumprimento da lei. 

Quais as consequências do cálculo errado?

Se tratando de um documento tão importante,  fazer o cálculo  da folha de pagamento com erros, certamente vai gerar problemas judiciais. Ainda causa indisposição na relação entre empregado e empregador, interferindo no clima organizacional. 

Sendo assim, os cálculos do holerite devem ser feitos por profissionais habilitados, tais como os contadores ou administradores. A principal consequência de errar na hora de calcular a folha,  é repassar ao trabalhador valores indevidos seja para mais ou para  menos.

O não pagamento do que é devido ao colaborador pode resultar em processos trabalhistas  e até mesmo pagamento de indenização. Por isso, é importante que todas as contribuições e descontos sejam minuciosamente calculados. 

A automatização desse processo é uma das formas mais eficazes de reduzir erros.  O BPO é uma solução para otimizar os cálculos da folha de pagamento, evitando ao máximo  os erros e promovendo o melhor aproveitamento do tempo. 

Dessa forma, todos os percentuais da remuneração serão calculados de forma correta, assim como, os tributos que deverão ser pagos. 

Conclusão

Calcular a folha de pagamento não precisa ser uma realidade preocupante dentro da sua empresa. Pois, existem soluções automatizadas para te ajudar a cumprir com as obrigações legais,  de uma forma muito mais assertiva e econômica.

Entre em contato conosco ainda hoje e conheça nossas soluções contábeis para transformar a gestão da sua empresa de forma inovadora e eficiente.