Adotar um compliance para médias empresas é uma decisão de grande importância. Afinal, o Brasil tem grande parte da economia gerada por empresas de pequeno e médio porte. Essas classificações somam mais de 100 milhões de empregos, representando cerca de 60% dos empregados no país.
No entanto, é importante destacar que mesmo com tanto prestígio e reconhecimento dos seus papéis econômicos, as empresas de médio porte passam por inúmeros desafios. Dessa forma nem sempre conseguem se consolidar no mercado onde as grandes organizações recebem auxílios e isenções fiscais do governo.
A obrigação do compliance para empresas
Por mais que seja comum a ideia de não adotar compliance para médias empresas, há uma lei que determina isso como uma obrigação, a Lei Anticorrupção torna obrigatória a adoção por parte das organizações que se relacionam de alguma forma com a administração pública.
Portanto, considerando que grande maioria das médias empresas possuem negócios com o governo (municipal, estadual ou federal), isso é suficiente para a obrigatoriedade da lei já no processo de abertura.
Vantagens de adotar um compliance para médias empresas
Primeiramente, vale destacar que existem inúmeras vantagens para as empresas de médio porte que decidem adotar um programa compliance. Algumas delas são:
- Atração de novos colaboradores éticos e clientes,
- Facilidade na obtenção de crédito,
- Conquista de investidores,
- Facilita um clima organizacional ainda melhor nas empresas,
- Oferece segurança aos profissionais e colaboradores,
- Viabiliza a otimização de controles de processos,
- Elimina riscos de fraudes, corrupção e roubos,
- Ajuda ao empreendimento crescer,
- Melhorar imagem da empresa mercado.
Compliance para médias empresas: como implementar
Para implementar um compliance para médias empresas é necessário um estudo profundo na sua área de atuação como empresa, além disso, para o dia a dia, também é necessário conhecer todas as leis que abrangem o seu negócio e os seus diferentes setores são de suma importância.
O compliance na prática requer ações contínuas para a prevenção de falhas ou irregularidades. A seguir, saiba como adotar seu!
- Faça uma análise de riscos,
- Monte um plano de ação,
- Distribua as regras aos colaboradores,
- Estabeleça ações de fiscalização,
- Treine os seus profissionais e colaboradores,
- Estabeleça constância no monitoramento.
O sucesso por trás do compliance está na constância e empenho de toda a sua equipe colaboradores. Por isso, é de suma importância envolver a todos para que seja possível alcançar resultados excelentes!
Conclusão
Por fim, vale destacar que o compliance para médias empresas é um programa fundamental para a regularidade da empresa e sua cultura perante o mercado. Além disso, essa ferramenta estabelece uma relação limpa e transparente com o seu público consumidor.
Ao contratar o seu compliance obtenha mais facilidade para identificar e solucionar problemas. Esse é um grande benefício da ferramenta para empresas dos mais variados portes. Por isso, não perca tempo e garanta já o seu entrando em contato com a melhor assessoria de negócios, fale com a Contábil Rossi, sua assessoria para empresas de médio porte!