O compliance fiscal consiste em práticas legais que visam fazer com que a empresa esteja em conformidade com seus deveres fiscais e tributários.
Na prática, são adotados procedimentos internos que auxiliam a organização a evitar riscos com prejuízos diversos que possam acarretar em transtornos à empresa.
A medida de adotar o compliance em uma organização garante não só a manutenção das áreas internas quanto reduzir custos com questões tributárias do negócio.
Ou seja, ter o compliance fiscal é parte fundamental que deve ser adquirida por todos os tipos de empresa.
Confira neste artigo como o Compliance fiscal pode ajudar a sua empresa. Continue com a leitura até o fim.
Compliance fiscal: o que é?
O compliance fiscal é um procedimento contábil que consiste no cumprimento da legislação tributária.
Funciona como um conjunto de normas que fazem os procedimentos de conferência de toda a documentação interna da empresa,ou seja, o compliance fiscal visa principalmente a entrega correta das obrigações acessórias, escrituração e principalmente os lançamentos e suas classificações.
Outro fator característico do Compliance é a redução de possíveis prejuízos que podem ser financeiros ou mesmo operacionais.
Dessa forma, a medida pretende minimizar erros com o cumprimento das normas a fim de que nenhum processo cause danos na reputação ou nos resultados de uma empresa.
Como a compliance fiscal pode ajudar a sua empresa?
O compliance é parte fundamental em uma empresa que visa organizar os processos internos e garantir que todos estejam sendo feitos da forma correta.
O compliance fiscal auxilia principalmente na entrega dos documentos no prazo, conhecer as principais mudanças fiscais do país e entender como funciona cada imposto.
Com o conhecimento adquirido de cada imposto, a equipe consegue entender exatamente o que precisa pagar e quais órgãos os mesmos pertencem.
Quais os benefícios de ter o compliance fiscal?
Ter o compliance em uma empresa, independente do porte traz uma série de benefícios tanto a curto, quanto a longo prazo.
Veja alguns exemplos:
- Auxilia a empresa a estar em dia com o pagamento de impostos evitando penalidades ou o pagamento com juros;
- Estuda oportunidades de negócio de migração para um mercado maior;
- Reduzir a carga tributária pois faz planejamento tributário voltado às necessidades da empresa;
- Atrai potenciais investidores;
- Aumenta a confiança dos parceiros como fornecedores e cliente;
- Os negócio passam a ter maior transparência;
- Garantia de que todos os procedimentos estão sendo feitos de forma legal;
Por fim, compliance é uma ferramenta de sua importância no ambiente corporativo. Com este método as empresas passam a ter processos definidos e maior organização.
Entretanto, para fazer o compliance fiscal de forma correta, é necessário que o profissional faça um estudo detalhado do negócio para oferecer as melhores e mais vantajosas opções.
A Rossi Contabilidade conta com soluções empresariais voltadas a fazer a contabilidade de diversos segmentos de empresas. Acesse e conheça nossos serviços de Compliance.