A contabilidade como ferramenta sistema de gestão financeira para pequenas empresas.

Contabilidade como ferramenta sistema de gestão financeira para pequenas empresas.

O sistema de gestão financeira para pequenas empresas, é um software que armazena e automaticamente informações sobre os recursos financeiros da empresa.

Aliado a contabilidade, esse conjunto de ações potencializa tanto nos resultados positivos, quanto na organização geral das pequenas empresas. 

Veja neste artigo como funciona o Sistema de gestão financeira para pequenas empresas. 

Sistema de gestão financeira para pequenas empresas, como funciona? 

O sistema de gestão financeira consiste em um software com o objetivo de armazenar informações e promover automatização dos processos financeiros e contábeis.

Tanto em grandes empresas quanto pequenas, este sistema atua organizando todas as informações cruciais da empresa como: 

  • Fluxo de caixa;
  • Entrada de recursos;
  • Gestão de estoque;
  • Folha de pagamento de funcionários; 

Essas informações ficam armazenadas com segurança e totalmente protegidas através de backups diários automáticos do software. 

Portanto, é muito eficiente sobretudo em uma empresa pequena onde os erros podem ser maiores devido a desatenção ou mesmo falta de tempo do gestor. 

Qual a importância da contabilidade para a empresa?

O principal objetivo da contabilidade para com a gestão financeira é fazer o cruzamento de dados das duas operações com eficiência e para possibilitar a expansão  do negócio. 

Enquanto a gestão financeira atua cuidando dos recursos monetários da empresa, a contabilidade é responsável por enviar a receita dessas informações com base na apuração.

Feito isso, são calculados todos os impostos devido das operações da empresa e devidamente enviados aos órgãos competentes. 

Qual a relação da contabilidade e o sistema de gestão financeira?

A relação da contabilidade juntamente com a gestão financeira para pequenas empresas é construir um laço onde se tenham informações precisas e atualizadas da empresa.

Dessa forma, o gestor consegue avaliar como anda o desempenho da empresa e consegue tomar decisões pautadas nos resultados apresentados. 

Com isso, é possível fazer investimentos para expandir os negócios ou mesmo estudar maneiras de redução de gastos de impostos. 

Como a contabilidade auxilia na gestão financeira de pequenas empresas? 

Tanto a contabilidade quanto a gestão financeira são indispensáveis para o bom funcionamento da empresa.

Isto é, nem uma e nem outra devem ser desprezadas, pois são através destes dois pilares que é possível identificar como anda a saúde financeira da empresa. 

Enquanto a gestão financeira foca em fazer os lançamentos e compensações de recursos, a contabilidade apura esses dados e fecha um relatório que pode ser semanal ou mensal.

É com base nesses resultados que o gestor consegue tomar decisões ou até abrir a empresa para futuros investidores, ou acionistas.

Em outras palavras, é impossível fazer uma boa gestão dos ativos da empresa, sem ter a gestão financeira dos recursos ou a contabilidade para apuração e cálculo de impostos.

Conclusão 

Como pudemos ver, é impossível que uma empresa pequena possa sobreviver muito no mercado sem ter uma boa gestão de seus recursos. 

Dessa forma, é primordial fazer a gestão financeira e a contabilidade para alavancar nos resultados dos negócios e organizar as informações necessárias. 

Para garantir o sucesso do seu negócio, entre em contato conosco e conheça nossas soluções contábeis para a sua empresa. Queremos ser parceiros do seu sucesso.