Como funciona o processo de importação?

Importar é uma boa forma de conseguir matéria-prima a um valor mais interessante, ou mesmo conseguir diferenciais únicos para a sua marca. Entretanto, para conseguir alcançar esses diferenciais, é necessário passar pelo processo de importação, garantindo que os materiais chegarão ao solo brasileiro sob o manto da lei.

Hoje a Rossi explica um pouco mais sobre como é possível conseguir realizar o processo de importação sob o manto da lei e da forma mais prática possível. Se ao fim da leitura lhe restar algum tipo de dúvida, não hesite em falar conosco aqui em nossa central.

Confira abaixo o que nossos especialistas prepararam para você:

Os três pilares do processo de importação

Se você quer saber como importar, é necessário saber que o processo se divide em 3 pilares essenciais, esses que são: Administrativo, Fiscal e Cambial. Cada um tendo um momento específico de ocorrência, esses pilares podem ser vistos também como fases da importação.

Estudemos cada uma delas especificamente, para que você entenda como importar e como funciona o processo da importação em si:

Fase Administrativa:

Aqui na primeira fase temos os procedimentos do governo que são prévios à importação em si. Aqui, vemos as permissões e o licenciamento das importações, garantindo que sua empresa tem o aval de iniciar o processo e que as mercadorias têm o direito de chegar em nosso território. A Fase Administrativa abre as portas do processo em si;

Fase Fiscal:

Referindo-se aos procedimentos aduaneiros, a fase fiscal é uma etapa que inclui o recolhimento dos tributos devidos na importação em si, o desembaraço aduaneiro, assim como o cálculo das informações declaradas pelo importador com relação às mercadorias envolvidas no processo.

Aqui existem muitos pormenores tributários, uma vez que alguns impostos têm incidência em dados produtos e em outros não. O conhecimento aprofundado do Direito Tributário é essencial para o sucesso dessa etapa;

Fase Cambial:

Por fim temos a etapa cambial que conversa sobre a compra da moeda estrangeira para efetivar o pagamento das importações. Costumeiramente o Banco Central do Brasil fica à frente dessas movimentações quando as importações se concluem em nosso território.

Uma vez que essas fases tenham sido concluídas, o processo de importação se deu com sucesso e é só repetir, caso lhe tenha sido uma empreitada proveitosa.

Como deu para perceber, existem diversos pormenores burocráticos específicos. Que tal contar com especialistas na área para ter certeza de que as fases foram concluídas com perfeição e você não terá surpresas ruins no futuro?

A Rossi do seu lado no processo de importação

A Rossi Contabilidade é conhecida por prestar o serviço de Assessoria Fiscal e Assessoria Legal, assim como diversos serviços específicos de contabilidade. Podendo estar ao seu lado explicando os pormenores tributários do processo de importação, nossa equipe é mais que recomendável para estar contigo nessa empreitada.

Esperamos o seu contato desde já para que possamos conversar mais detalhes de suas necessidades. Um grande abraço e até muito em breve.