O que é preciso para ter uma start up?

Uma Startup pode ter diversos formatos, mas costuma consistir de um mesmo princípio em todos os cenários: um grupo pequeno que acredita numa ideia diferente, escalável, mas que se encontra num cenário de extrema incerteza.

Dentre os requisitos subjetivos para uma startup, temos a crença de que o produto pode dar certo, a garra de continuar, mesmo diante de empecilhos, assim como uma boa compreensão do mercado. E, entre os requisitos para startup legais, existem alguns pontos que merecem sua atenção, caso queira abrir uma empresa desse tipo.

Confira esse artigo criado pela Rossi e entenda melhor do que estamos falando.

Quais são os requisitos para Startup no Brasil?

Você já deve ter certo cansaço ao ouvir que “o Brasil tem uma das cargas tributárias mais pesadas e complexas do mundo”, certo? Mas, não podemos deixar de falar isso, a fim de esclarecer sempre que, processos específicos de criação de empresas, não são por si só complexas, mas parte de um sistema complexo.

Isso dito, podemos seguir para o caso concreto das Startups. No cenário delas, a formalização de uma Start Up é simples no Brasil.

Requisitos para Startup:

  1. Formulação: É necessário, inicialmente, formular o funcionamento da empresa, desde o recorte de mercado, o espaço geográfico de atendimento, produtos e serviços, todos esses pontos;
  2. Pesquisa de mercado: Uma pesquisa de mercado deverá ser conduzida, a fim de identificar a viabilidade da empreitada;
  3. Escolha de sócios e criação do contrato social: Aqui começam os passos mais burocráticos, uma vez que é necessário criar o contrato social que definirá as lideranças da empresa. Aqui, já é necessário começar a buscar meios para formalizar a atuação da empresa;
  4. Formalização: O momento de formalização envolve o estudo tributário prévio e a definição do regime que cobrirá a atuação da empresa. Essa decisão pode ser complexa para o público leigo, portanto a ajuda de especialistas pode ser necessária, tal qual comentaremos logo abaixo;
  5. Ajuda de especialistas: A ajuda de especialistas pode ser um verdadeiro diferencial para startups, uma vez que em um cenário tão competitivo e incerto, ter acesso a direcionamentos certeiros é um passo estratégico bem inteligente.

E é exatamente por precisar minimizar erros, procurar sempre economizar e enxugar os gastos, que a ajuda de um profissional em contabilidade poderia facilmente ser considerado um dos requisitos para startup ser aberta.

Dizemos isso uma vez que contadores podem ajudar com todo o estudo da operação da empresa, definindo então o regime que é mais vantajoso.

A Rossi Contabilidade e Consultoria ao lado de sua startup

Seja no contexto do Planejamento Tributário, na regularização das empresas, ou mesmo em consultoria financeira, na Rossi Contabilidade, oferecemos serviços ideais para você e sua startup darem os primeiros passos de forma legal e completamente alinhada com os objetivos de sucesso no mercado.

Converse com um de nossos especialistas e entenda melhor como podemos criar um planejamento estratégico, estudar as margens, custos e assim por diante.

Esperamos seu contato desde já.