Sendo um conjunto de processos, métodos e ações que visam controlar, analisar e planejar atividades financeiras, a gestão financeira é parte indispensável para a gestão de agência publicitária ou de outros empreendimentos.
O ponto é que, quando prestamos atenção na gestão financeira para agência publicitária, percebemos que esse passo não funciona da mesma maneira que em outros contextos. Muito disso se deve ao fato de que as agências desse setor possuem uma dinâmica bem própria, e lida com uma movimentação financeira peculiar.
Diante disso, é indispensável tomar cuidado no momento de executar a gestão de sua agência com atenção aos pormenores.
Elementos importantes para a gestão financeira de agência publicitária
A Organização de despesas de uma agência de publicidade pode ser complexa, uma vez que muitos dos valores que entram nos caixas da marca são destinados ao pagamento de terceiros. Outro ponto é que a renda costuma ser variável, dependendo bastante do mês do ciclo.
O controle financeiro se torna mais complexo, o que reverbera em outras áreas paralelas, como por exemplo o controle fiscal. Quando debatemos as principais ferramentas para uma boa gestão financeira para agência publicitária, não podemos deixar de citar:
- A redução de inadimplência: Faça uso de um acompanhamento próximo de pagamentos atrasados, clientes que atrasaram ou inadimpliram no passado, assim evitando a taxa de não pagamento em sua agência. Ao utiliza-se dessa ferramenta, a gestão financeira de sua agência publicitária envolverá também uma correlação com a conexão com o cliente;
- Separe as contas: Separar a conta empresarial da sua conta pessoal é algo bem importante. Vital, na verdade. Se você é um profissional autônomo, ou se está à frente de uma pequena empresa, esse tipo de princípio pode ser contraproducente, mas é uma ótima ferramenta no longo prazo;
- Evite permutas: Permitas confundem bastante a gestão financeira, uma vez que podem acontecer emissões de notas, ou mesmo haver movimentação de pessoal não remunerado. Evitar isso garante uma agência mais organizada e eficiente;
- Tenha uma plataforma de controle: Por fim, não esqueça de investir numa plataforma de gestão financeira que use a tecnologia para melhor estruturar as contas de sua agência publicitária, garantindo maior visibilidade do que acontece com a marca, assim como evitando o erro humano na hora de realizar contas.
Uma vez que você tenha implementado tais ferramentas em seu ciclo de gestão financeira, certamente poderá enxergar benefícios no funcionamento de sua agência publicitária.
Não esqueça de contar com especialistas
Se você deseja ter total certeza de que sua agência publicitária possui o que precisa para melhor lidar com o mercado, a porta de entrada para essa realidade resta na contratação de especialistas para lhe auxiliar na gestão financeira de sua marca.
Nós aqui da Rossi Contabilidade e Consultoria somos especialistas na gestão financeira de agências publicitárias. Possuímos em nossa bagagem, todo o conhecimento necessário para lhe auxiliar, assim como, a assertividade que só se conquista por meio da experiência de anos no mercado.
Converse conosco e entenda melhor como podemos te ajudar.