Empresas do Simples Nacional, ainda que aos olhos do senso comum, não possam importar ou exportar, podem ser cobertas pelo Regime Tributário Unificado, também conhecido como RTU. Esse regime permite às microempresas a importação por meio terrestre, de mercadorias que entrem pelo Paraguai.
Podem realizar essas importações pelo RTU as microempresas optantes pelo Simples Nacional e que tenham a habilitação da Receita Federal. Abaixo explicamos um pouco mais de como funciona o sistema de importação e exportação pelo Simples Nacional no Brasil. Confira nosso texto:
Simples Nacional e as Importações e Exportações
Falamos mais acima sobre o RTU, um sistema que permite as importações terrestres, desde que elas passem pelo Paraguai. Quanto à exportação, o Simples Nacional também possui uma permissividade. De acordo com a Instrução Normativa RFB N1676, o Simples Exportação cria a possibilidade de exportar para Micro e Pequenas Empresas optantes pelo Simples Nacional.
Esse sistema de exportação pode funcionar com a contratação de um Operador Logístico ou mesmo com a atuação da MPE por conta própria. Nos dois casos, o processo de exportação é simplificado, assim como o pagamento de suas taxas.
Como declarar a exportação do Simples Nacional?
No caso da Importação, o pagamento é feito no ato de importar. Para a exportação de serviços e produtos, as microempresas e empresas de pequeno porte que optam pelo Simples Nacional podem realizar o pagamento dos impostos da mesma forma que o fazia normalmente, antes da exportação – por meio da Guia Unificada.
Esse é um dos grandes benefícios associados ao Simples Nacional – essa grande facilidade de cumprir com as obrigações fiscais.
E como minha empresa pode enviar ou receber dinheiro do exterior?
Outra dúvida muito comum dos empresários que desejam iniciar a importação ou exportação é o envio de verba. Como realizar esses envios de forma legal e sem infringir as normas.
Esse tipo de transação pode ser feita por meio do contato com empresas de Remessas Online. Tal serviço para transações financeiras internacionais é considerado plenamente legal e pode ser feito de forma prática e eficiente.
Se você ainda tem mais alguma dúvida quanto aos tributos provenientes da importação ou importação sob o manto do Simples Nacional, ou mesmo se deseja entender melhor acerca das Remessas e melhores mecanismos a utilizar quando realizando movimentações internacionais de produtos e serviços, converse com a Rossi Contabilidade.
Tenha uma Assessoria e Consultoria Contábil e Administrativa
O processo de Importação e Exportação é sim mais fácil quando se está sob o manto do Simples Nacional, mas ainda assim, precisa seguir alguns passos burocráticos. Para evitar qualquer deslize, não deixe de contar com uma empresa especializada na área, tal qual a Rossi Contabilidade e Consultoria.
Realizando os mais diversos serviços no recorte administrativo e contábil, a Rossi é capaz de acompanhar sua marca e aconselhar na tomada de decisão nos mais diversos cenários.
Quer entender melhor como podemos te ajudar? Converse um pouco com nossa equipe agora mesmo. Esperamos seu contato desde já. Até mais!