Tributos diretos e indiretos – você sabia que existiam diferenças? Esses dois tipos de tributos pedem atenção dos empresários, uma vez que podem gerar algumas confusões sobre os valores que incidem sobre e assim por diante.
Por conta dessas recorrentes problemáticas de compreensão, nós aqui da Contábil Rossi tomamos a liberdade de criar um artigo que visa explicar em detalhes a importância da apuração dos impostos, quer sejam eles diretos ou indiretos. Confira o que nossa equipe preparou:
O que seriam os tributos diretos e indiretos e qual a diferença deles?
Todo e qualquer imposto, quer seja ele devido por pessoas físicas ou jurídicas, são divididos em Diretos e Indiretos. Os indiretos são aqueles aplicados diretamente sobre um produto ou serviço. São indiretos porque não consideram, por exemplo, a renda ou a lucratividade, mas sim o item em específico. Um exemplo é o ICMS.
Quanto aos diretos, esses não podem ser transferidos para outras pessoas, por estarem vinculados a um CPF ou a um CNPJ específico. Um exemplo de imposto direto seria o IPTU ou IPVA.
E qual a importância de apurar esses impostos?
Trabalhar com impostos, quer sejam eles diretos ou indiretos, significa fazer a gestão tributária. É crucial saber exatamente o que está acontecendo no empreendimento, quais são os dados sobre as receitas, quais as despesas mensais e assim por diante.
A contabilidade tributária, através da apuração dos impostos diretos e indiretos, vem então para evitar que exista qualquer tipo de multa por parte do Fisco, como forma de punição pela Sonegação de Impostos. A apuração correta dos tributos que devem ser pagos deve ser feita com cuidado, atentando-se a:
- O enquadramento tributário, inclusive focando na possibilidade de reenquadramento para diminuição na carga tributária;
- Mudanças ou flutuações na legislação;
- Procura por benefícios fiscais que possam reduzir a carga tributária;
- Entre outros pontos.
A apuração, nesse caso, vai muito além de um estudo interno, mas também externo. Algo que, no sentido da palavra, poderia ser considerado “holístico”. É apenas assim, considerando todos os fatores em tela, que se pode fazer uma boa apuração e gestão tributária, garantindo ao empreendimento a conclusão mais ideal possível.
Atenção às necessidades de cada imposto
Cada imposto possui um tipo de demanda específico. Alguns precisam ser apurados antes do balanço total, outros depois, ainda que num primeiro olhar pareçam extremamente similares. Impostos num geral precisam de atenção especial e crítica, a fim de entender muito bem o que está acontecendo, e para que não existam pagamentos a maior.
A Contábil Rossi se coloca aqui, desde o presente momento, como o seu contato imediato para solucionar qualquer questão que tenha por cerne principal, os impostos, o adimplemento dos mesmos e assim por diante.
Caso tenha o interesse de entender melhor como nossa equipe pode melhor lhe ajudar, converse com um de nossos especialistas agora mesmo e certamente poderemos estar ao seu lado, indicando quais os melhores caminhos a serem tomados.
Nos falaremos em breve. Um grandíssimo abraço e até mais!