A tomada de decisões no cenário empresarial é algo sempre muito pensado. Entretanto, para a grande maioria dos empresários e gestores, isso só vale para o cenário administrativo, nunca o tributário. E é exatamente aí que muitos problemas podem surgir.
No artigo de hoje, procuraremos trazer uma luz para esse contexto, demonstrando um pouco mais de como é importante investir mais no planejamento tributário e na análise e busca da melhor gestão de tributos. Confira o que produzimos logo abaixo:
Saiba a importância de um bom planejamento tributário empresarial
Para que saibamos a importância de um bom planejamento tributário, temos de saber primeiramente o objetivo do planejamento em si. Para nós aqui da Contábil Rossi, um bom planejamento tributário atenta-se a todos os detalhes fiscais do empreendimento, visando obter o máximo de economia de impostos, adotando para isso procedimentos que estejam de acordo com a lei.
Esse tipo de economia é alcançado a partir da compreensão aprofundada da legislação, das bonificações oferecidas pelo Estado, da escolha correta de um regime de tributação, e assim por diante.
E como fazer um bom planejamento tributário?
Não existe uma fórmula imutável e cabível em todos os contextos. Um bom planejamento tributário é aquele feito sob medida para as necessidades e para a realidade que circunda a marca. Muitas empresas lidam com cargas tributárias superiores a outras, por pura determinação do sistema tributário brasileiro.
Empreendedores devem atentar-se a isso, uma vez que, sob o manto da lei já é algo complicado manter-se no verde, imagine então quando não se está atendendo às normas, correndo o risco de sofrer processos com altos valores em juros e multas.
Alguns benefícios de contar com um bom planejamento tributário seriam também:
- Aumento de competitividade da empresa no mercado;
- Ter menores custos para manutenção do negócio, sem ter para isso que interferir no investimento de qualidade dos produtos ou serviços;
- Escolha do regime tributário correto, sem pagar mais nem menos que o necessário;
- Redução no risco de autuações fiscais;
- Eliminação de pagamentos de tributos desnecessários;
- Maior controle do fluxo de caixa;
- Entre outros benefícios únicos e visíveis para cada cenário empresarial.
Tudo sobre o planejamento tributário diz respeito a um estudo próximo de profissionais especializados. Apenas assim é possível criar um planejamento eficaz, que seja capaz de reduzir prejuízos financeiros e extinguir as falhas na gestão financeira, quando o assunto é adimplemento fiscal e investimentos corretos.
Que tal começar agora mesmo?
Se você já possui consigo informações básicas acerca de seu cenário fiscal, ou mesmo se sabe o que deseja fazer num futuro próximo, converse conosco. Nos apresente um resumo a respeito de seu empreendimento, a atuação do mesmo e um histórico breve, e juntos, poderemos descobrir quais os melhores passos a serem dados de agora em diante.
Temos certeza de que nossa colaboração poderá ser extremamente produtiva, e poderemos levar a sua marca a patamares ainda mais elevados.
Esperamos desde já o seu contato, ok? Um grande abraço e até breve.