incentivos fiscais

3 maneiras de conseguir incentivos fiscais para grandes empresas

Os incentivos fiscais existem por um principal motivo: o Estado é incapaz de alcançar toda a sociedade com suas políticas públicas, portanto, incentiva as empresas a agirem localmente em atividades específicas por meio da oferta de incentivos fiscais.

Auxílio à comunidade é um dos principais elementos atrelados aos incentivos fiscais no Brasil. Então, se uma empresa deseja alcançar benefícios fiscais, basta procurar as leis vigentes, quais delas se aplicam ao tipo de empreendimento, e quais os requisitos para conquistar benefícios relacionados.

3 formas de conseguir acesso a incentivos fiscais

O acesso a benefícios fiscais é uma ótima forma de aumentar a margem de lucro de sua empresa ao reduzir os custos com tributos. A fim de implementar essa estratégia, confira a lista abaixo de práticas que qualificam para incentivos fiscais:

1. Inovação e Pesquisa

    Atualmente, três grandes incentivos fiscais estão vigentes no Brasil e se relacionam diretamente à inovação tecnológica e pesquisas. As leis que versam sobre tais incentivos seriam a Lei de Incentivo Fiscal, a Lei de Inovação e a Lei do Bem. 

    Os benefícios atrelados vão desde a redução do ISS até concessão de incentivos financeiros, dedução de IRPJ e CSLL, por exemplo.

    2. Desenvolvimento Estadual e Regional

      Uma série de projetos relevantes de esferas estaduais, municipais e regionais se fazem presentes no Brasil. Os projetos podem ser direcionados à cultura, ao esporte e ao meio ambiente, por exemplo. 

      Alguns dos programas de incentivo mais relevantes são o Prodepe (Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco), o Pró-Informática de São Paulo, e os incentivos atrelados à Zona de Processo de Exportação de Pecém, no Ceará.

      3. Empresa Cidadã

        O programa Empresa Cidadã é uma iniciativa da Receita Federal. Empresas participantes podem aumentar a licença-maternidade de 4 meses para 6 meses, e a licença-paternidade de 5 dias para 20 dias. Como incentivo fiscal, a empresa pode contar com deduções no IRPJ e no CSLL.

        Conclusão

        Esses são hoje os três principais caminhos a se recorrer quando se deseja acessar incentivos fiscais. A fim de identificar se sua empresa pode aderir a algum desses programas, ou mesmo a mais de um, é importante conduzir uma pesquisa profunda da legislação e na atuação da marca.

        Além disso, é preciso levar em consideração que alguns incentivos fiscais não podem ser combinados, sendo então recomendável escolher dentre um deles a fim de otimizar os benefícios e evitar prejuízos. Para isso, é importante consultar especialistas para saber mais.

        Garanta um acompanhamento especializado com a Rossi

        A Rossi oferece serviços completos para ajudar sua empresa a tomar as melhores decisões possíveis. 

        Com vasto conhecimento dos melhores incentivos fiscais nacionais e regionais, a equipe Rossi pode orientar seu negócio em relação às oportunidades dos benefícios e na manutenção das obrigações relacionadas a eles.

        Entre em contato agora mesmo e otimize sua gestão e recursos!