A Fiscalização Tributária é algo que assusta diversas pessoas empreendedoras, e fomenta as mesmas a procurarem se organizar de maneira antecipada. A confusão começa a surgir quando buscam-se os detalhes: como, em fato, se preparar para uma fiscalização tributária?
Exigindo o conhecimento de uma série de regulamentações, passar por uma fiscalização dessas tem como desafio principal a garantia de que a marca esteja em conformidade com diversas leis fiscais e regulamentos locais.
Então, para entender mais sobre o assunto, leia o presente artigo Rossi e tire suas dúvidas. Caso deseje saber mais, converse com os especialistas da assessoria após finalizar o texto.
Etapas para se preparar para a fiscalização tributária
Alguns passos essenciais fundamentam a preparação para a fiscalização tributária, esses seriam:
- Conhecimento detalhado das obrigações fiscais: Para iniciar, tenha um conhecimento detalhado das obrigações fiscais que se aplicam ao negócio. Compreender as alíquotas, estar em dia com as obrigações tributárias e responsabilidades tanto principais quanto acessórias é o primeiro passo para se regularizar. Assim, você vai conseguir passar pela fiscalização sem maiores preocupações;
- Organização da documentação financeira: Documentos fiscais são extremamente importantes. Por isso, deve-se investir no processo de catalogar demonstrações financeiras, indicadores, protocolos de movimentações financeiras, compras e vendas, investimentos, entre outros. Todas essas informações se fazem necessárias no momento de prestação de contas, envolvido na fiscalização tributária;
- Registros precisos e detalhados: Instaure uma política interna de registros precisos e detalhados de todas as movimentações financeiras, caso sua marca falhe nesse aspecto. Tal iniciativa deve ser colocada em prática com celeridade, a fim de garantir que os dados apresentados na fiscalização estarão corretos e auditáveis;
- Preparação para possíveis detalhes a aclarar: Pessoas auditoras, ao conduzir o processo de fiscalização tributária, por qualquer motivo que seja, podem questionar indicadores e informações presentes em declarações. Caso esteja num cargo de liderança, talvez seja necessário aclarar informações. Por isso, busque entender bem os resultados e comprometa-se a explicar os dados solicitados;
- Assessoria profissional especializada: Num momento tão importante como esse, não se pode deixar o processo nas mãos de profissionais que não são especializados na temática da contabilidade. Por isso, é mais que recomendável buscar uma assessoria contábil como a oferecia pela Rossi, dotada de anos de experiência e com vasta bagagem de conhecimentos.
A Rossi Contábil pode ajudar sua marca na fiscalização tributária
Esses 5 pontos conseguem pautar bem o processo preparatório que antecede a fiscalização tributária. Caso esteja prestes a passar pelo processo de fiscalização, ou mesmo se deseja se preparar de maneira antecipada para essa possibilidade, garantindo a perfeição de seu funcionamento interno, convide especialistas Rossi para uma conversa.
Oferecendo seus serviços desde 1980, a Rossi Contábil é um escritório de assessoria e consultoria contábil que proporciona aos seus clientes um atendimento personalizado, serviços ágeis e eficientes, assim como adaptabilidade nas soluções aplicadas a cada negócio.
Quer entender melhor como lidar com uma fiscalização tributária? Converse com especialistas Rossi, tire suas dúvidas e esteja em dia com suas obrigações. Não hesite em conferir também o blog da marca para ler mais artigos como este.