Este ano de 2024 tem uma grande novidade, o FGTS digital, sistema que vem para otimizar não só as obrigações das empresas como também a fiscalização dos colaboradores. No entanto, como essa ainda é uma novidade recente, poucos sabem como esse sistema funcionará.
Em geral, ele será ligado ao e-Social e os colaboradores poderão emitir guias rapidamente e de forma personalizada. Além disso, a arrecadação do FGTS ocorrerá por meio do Pix e muitas obrigações estarão centralizadas em um só lugar.
Se você é empreendedor e tem funcionários, esse é um assunto de grande importância. Portanto, para saber mais sobre esse tema, basta continuar a breve leitura que separamos a seguir!
FGTS digital: saiba mais sobre esse sistema
O sistema para o FGTS digital é uma plataforma online que reúne diversas obrigações para facilitar o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Como destacamos anteriormente, um ponto positivo é que esse sistema está ligado ao eSocial e vem para substituir o SEFIP.
Porém, vale destacar que esse projeto não é uma novidade, apesar de estar sendo muito comentado apenas agora no fim de 2023 para 2024. Afinal, foi no ano de 2019 que o Conselho Curador de Fundo deu início ao projeto e ainda hoje é o responsável por esse sistema.
Principais mudanças
Essa atualização propõe algumas vantagens não só para a empresa como também para os seus colaboradores. A seguir, separamos algumas das mais esperadas com a inauguração do sistema. Por exemplo, a modernização deve facilitar:
- A fiscalização;
- A apuração;
- A arrecadação via Pix;
- O lançamento;
- A prestação de informações aos trabalhadores e empregadores;
- A cobrança de recursos do FGTS.
Sendo assim, fica claro que o principal objetivo é minimizar a burocracia dos processos e otimizar o recolhimento. Além disso, as empresas e colaboradores podem ter acesso a um sistema repleto de melhorias, segurança e agilidade.
A SEFIP será substituída pelo FGTS Digital?
Sim, essa inclusive é uma grande vantagem, pois o FGTS digital será uma plataforma de ponta com diversas funcionalidades voltadas para o cumprimento das obrigações das empresas. Todavia, a SEFIP continuará funcionando, sendo a plataforma ideal apenas para assuntos a respeito do recolhimento da contribuição rescisória ou mensal.
Por fim, a data do fator gerador é um ponto importante que define a necessidade de migrar imediatamente para a nova plataforma ou não. Por isso, diante de dúvidas consulte a sua contabilidade para mais informações.
Qual a previsão de lançamento do sistema do FGTS Digital?
Já é importante estar atento a qualquer atualização, pois a previsão é ainda no início deste ano, ou seja, nos primeiros meses. Assim, todas as empresas que recolhem o Fundo de Garantia devem migrar para cumprir as suas obrigações conforme as atualizações.
Para maiores novidades sobre esse tema ou outros assuntos como serviços contábeis, acompanhe o nosso blog ou fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!