As demonstrações contábeis são indispensáveis para uma tomada de decisão segura e ainda ajudam no monitoramento de resultados e prevenção de problemas.
Esses relatórios são usados como base para apurar os tributos e para realizar uma gestão eficiente das finanças das empresas.
Ao fim de cada exercício encerra-se um ciclo e os relatórios revelam como foi o desempenho da organização.
Este artigo traz quatro principais demonstrações contábeis e menciona a importância de cada uma delas.
Leia nosso artigo com bastante atenção.
Demonstrações contábeis: qual o conceito?
As demonstrações contábeis, tem a finalidade de identificar a situação fiscal e a evolução das finanças de uma empresa, são importantes relatórios para o fechamento das contas mensalmente atualmente.
A Lei 6404/ 1976 determina a obrigatoriedade desses relatórios para todas as empresas que possuem o seu capital aberto, ou seja, as sociedades por ações.
Além disso, ela traz a obrigatoriedade da transcrição no livro acompanhada da assinatura de um contador.
Para elaborar esses relatórios a empresa precisa de dados confiáveis. Por isso, o cuidado diário do registro desses dados.
Conheça as demonstrações financeiras mais importantes.
Balanço Patrimonial – BP
A principal função do Balanço Patrimonial é informar qual a situação do patrimônio da organização. Isto não inclui só os ativos, mas também o passivo e o patrimônio líquido.
O ativo representa os bens e os direitos da organização. Por exemplo, o saldo do banco e do caixa, contas a receber, estoque ou contas de investimentos.
Já em relação ao patrimônio, este representa as obrigações de uma maneira geral. Ou seja, pagamento de tributos, fornecedores, bancos e demais obrigações.
O Patrimônio líquido representa o resultado entre o ativo e o passivo. Isto é , são os recursos que a empresa possui e suas obrigações com os seus sócios.
Apesar de mostrar uma visão ampla da empresa, o balanço patrimonial é como se fosse uma foto que representa apenas um momento estático.
Demonstração do Resultado do Exercício – DRE
Este relatório demonstra as operações que trouxeram gastos ou receitas para a empresa.
É um documento importante porque é a base da apuração do imposto de renda. É utilizado para analisar o quanto as despesas representam do faturamento.
A elaboração da DRE utiliza dados, como receitas, despesas operacionais e tributos.
Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC
Para elaborar o BP utiliza-se o valor da conta caixa.
E a DFC apresenta a movimentação do Caixa até chegar a esse saldo, utilizado no balanço.
Este documento deve existir desde início das atividades da empresa. Sendo essencial para identificar as receitas principais e as despesas maiores.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL
O objetivo deste relatório é apontar as modificações que o patrimônio líquido sofreu. Isto significa identificar se aumentou ou reduziu durante esse período.
A DLPA é um documento simplificado que está ligado ao DMPL. Portanto, as empresas que apresentarem o relatório de mutação do patrimônio líquido estão dispensadas da DLPA.
Conclusão
Para realizar uma gestão financeira eficiente e otimizar os resultados é necessário ficar atento ao desempenho.
Com isso, entende-se a importância das demonstrações contábeis e analisá-las corretamente é o diferencial.
Profissionais especializados são essenciais para elaborar e analisar os relatórios da forma correta.
Dessa forma, não deixe de procurar os profissionais da Contábil Rossi e elaborar todos os documentos e cumprir as obrigações contábeis e fiscais da sua empresa.