O BPO financeiro é nada menos do que uma empresa terceirizada especializada em cuidar e organizar o setor financeiro de uma empresa.
Independente do porte ou do segmento de uma companhia, esta ferramenta
vem sendo bastante utilizada por empresários para otimizar o seu tempo e organizar os seus recursos.
Veja neste artigo, os mitos sobre o BPO financeiro que envolve as finanças das empresas. Prossiga com a leitura até o fim.
BPO financeiro: entenda como funciona
O BPO financeiro é a contratação de uma empresa terceirizada para prestar serviço em algum setor na empresa. Neste caso, é o setor financeiro.
Na prática, funciona da seguinte forma – a empresa decide por algum motivo que quer melhorar os seus serviços e resolve contratar especialistas na área financeira.
Seja para resolver um problema ou mesmo para otimizar o tempo, o BPO financeiro já é uma forma de gestão muito eficiente e utilizada por diversos segmentos de empresas.
Quais razões devo utilizar um?
O BPO financeiro tem como principal objetivo reorganizar as finanças da empresa, portanto, existem diversas razões para contratar um. Confira algumas:
Controle da inadimplência
Um dos fatores mais determinantes e motivo de muitas reclamações por parte dos empresários é a inadimplência.
No entanto, a função do BPO financeiro é justamente atuar de maneira assertiva, diminuindo o número de devedores efetuando a cobrança periódica.
Através de relatórios enviados ao gestor, é possível ter um controle mais apurado de sua inadimplência e também mais controlado.
Organização dos recursos
Outro motivo pelo qual o BPO financeiro traz resultados e eficiência é por manter a organização dos recursos da empresa.
Isso é feito tendo um controle rigoroso do caixa analisando as entradas e saídas do período.
Veja os 2 grandes mitos sobre o BPO financeiro
Quando se fala em gestão financeira, todo cuidado é pouco para não cair em nenhuma suposição ou inverdade dita.
Confira abaixo 2 grandes mitos sobre BPO financeiro:
1- BPO financeiro é caro
Um dos maiores questionamentos de empresários que não utilizam o BPO é afirmar que o mesmo é caro.
No entanto, esse é um mito, pois o custo com o BPO já são inclusos, por exemplo, o software necessário para executar as tarefas financeiras.
Se for colocar na ponta do lápis, montar uma equipe do setor financeiro é um investimento muito maior.
2- O gestor perde o seu poder de decisão
O gestor continua com o seu total poder de decisão sobre todas as atividades da empresa. A única diferença é que não será mais necessário supervisionar o setor para ver se tudo está correto.
A função do BPO financeiro é reportar e apontar estratégias efetivas no setor financeiro da empresa. Entretanto, é o gestor quem dará o parecer.
Conclusão
Como pudemos notar, há diversos mitos sobre o BPO Financeiro.
Para não cair em armadilhas e garantir a boa gestão da sua empresa, conte com a Contábil Rossi.